Vindas de diferentes cantos do país, com referências e estilos únicos, quatro vozes femininas que estão redefinindo a música brasileira contemporânea estreiam no João Rock em 2026: Luedji Luna, Urias, Rachel Reis e Ajulliacosta.
"A música brasileira vive um momento muito rico de diversidade criativa, e essas artistas representam bem essa força", afirma Marcelo Rocci, um dos organizadores do João Rock. "Cada uma delas traz uma contribuição importante para a cena e ajuda a ampliar as experiências".
Realizado anualmente desde 2002, o João Rock nasceu com a proposta de valorizar artistas nacionais e celebrar a diversidade do país, reunindo gêneros que vão do rock ao rap, reggae e MPB. Este ano, o evento esgotou ingressos com mais de três meses de antecedência, e deve reunir cerca de 65 mil pessoas no Parque Permanente de Exposições, em Ribeirão Preto, no dia 1º de agosto.
O Palco Aquarela foi criado em 2023 com o objetivo de ampliar a diversidade artística do festival. "O Palco Aquarela também é uma homenagem do festival às mulheres que traduzem a pluralidade da cena nacional", conta o organizador Luit Marques. "Nosso objetivo é promover encontros e conexões entre nomes consagrados e novas vozes que representam a música brasileira em todas as suas nuances e tons". Saiba mais sobre as artistas estreantes que se destacam no line-up deste ano a seguir:
Luedji Luna
Nascida em Salvador, na Bahia, Luedji Luna tem hoje cinco álbuns de estúdio lançados, além de ser uma voz ativa na militância radical e no feminismo. Em sua obra, ela mergulha em temas como ancestralidade, luta, espiritualidade e amor. Em 2025, a artista venceu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro-Portuguesa Brasileira com Um Mar Pra Cada Um.
Em 2026, ela apresentou o projeto Acústico Luedji Luna, trazendo releituras de seis faixas destaque de sua discografia, em formato mais íntimo, e também seis faixas inéditas, que valorizam voz e narrativa. Transitando entre a MPB e o jazz, ela leva toda a sua bagagem de sensibilidade para o João Rock 2026.
"Estou animada demais para chegar no João Rock com esse show tão leve, que tem me feito tão bem por todos os lugares que já passamos nesse último ano. A gente dança, namora, se emociona, ri. Não vejo a hora de sentir a energia desse festival tão querido e renomado", afirma a artista.
https://youtu.be/QANWLDJqBAs?si=GzYpDw7yWVzQmNEe
Urias
Após debutar com FÚRIA (2022), a cantora mineira Urias consolidou seu sucesso na indústria brasileira com HER MIND (2023) — cantado inteiramente em inglês. Em seu projeto mais recente, CARRANCA (2025), a artista se reinventou completamente e provou, de vez, a sua versatilidade na música: o disco carrega uma estética visual afro-surrealista e faz alusões a figuras terrenas, orixás e deuses.
Combinando música, performance, moda e artes visuais, Urias estreia no festival apresentando uma sonoridade que transita entre o pop, eletrônico e R&B.
https://www.youtube.com/watch?v=AjjbD5zT5hY
Rachel Reis
Outra estreia aguardada do João Rock 2026 é a de Rachel Reis, conhecida como "Sereiona". A cantora e compositora baiana mistura referências como samba-reggae, arrocha, reggae, pagode e samba jazz.
Seu primeiro álbum de estúdio, Meu Esquema (2022), apresentou sucessos como "Maresia" e "Lovezinho", e foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa. Depois, Rachel lançou Divina Casca (2025), que aprofundou sua fusão de MPB, ijexá e eletropop e garantiu outra indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de MPB.
Recentemente, a cantora lançou o projeto audiovisual Ao Vivo da Sereiona, regravando faixas de EPs e álbuns anteriores um formato intimista pensado especialmente para os fãs.
https://www.youtube.com/watch?v=pjyVkxtwgxM
Ajulliacosta
Ajulliacosta é um dos nomes mais aclamados da nova cena do rap feminino nacional. Natural de Mogi das Cruzes, São Paulo, a rapper estreou em 2023 com o álbum Brutas Amam, Choram e Sentem Raiva com e consolidou seu nome em 2025 com o álbum Novo Testamento — vencendo o prêmio de Melhor Artista Revelação Internacional no BET Awards 2025.
Agora, ela se apresenta pela primeira vez no João Rock, em um dos momentos mais importantes de sua trajetória. "Para mim é muito importante ocupar espaço em festivais como o João Rock. É um passo muito importante para a ascensão que eu vivo neste momento", comentou.
Além das artistas estreantes, estão confirmados nomes como Marina Sena, BaianaSystem, Alceu Valença, Ana Carolina, Raimundos, Nação Zumbi, Lagum, Djonga, CPM 22, Detonautas e Os Paralamas do Sucesso, Criolo e Zé Ramalho. Ao todo, são mais de 30 atrações em quatro palcos; confira a programação completa aqui.