Arlindo Cruz tem mais de 700 músicas e foi gravado por famosos como Beth Carvalho e Alcione

Cantor morreu aos 66 anos nesta sexta-feira, 8, no Rio de Janeiro; relembre suas canções

8 ago 2025 - 16h10
(atualizado às 16h34)
Resumo
O cantor e compositor Arlindo Cruz, referência no samba com mais de 700 músicas e sucessos gravados por grandes artistas, morreu aos 66 anos no Rio de Janeiro, deixando um legado imenso para a cultura brasileira.
Arlindo Cruz
Arlindo Cruz
Foto: TASSO MARCELO/ESTADÃO CONTEÚDO

O cantor Arlindo Cruz, que morreu aos 66 anos nesta sexta-feira, 8, no Rio de Janeiro, compôs mais de 700 músicas ao longo de sua carreira e tem várias canções que ficaram famosas nas vozes de outros artistas.

Nos anos 1980, Arlindo fez parte do grupo Fundo de Quintal, um dos mais importantes do samba brasileiro, ao lado de Bira Presidente, Ubirany, Sereno, Jorge Aragão, Almir Guineto, Sombrinha e Neoci. Ele ficou no grupo até o início dos anos 1990, quando saiu em carreira solo.

Publicidade

Com Sombrinha, um de seus parceiros mais constantes, Arlindo compôs sucessos como Alto Lá, também com autoria de Zeca Pagodinho, e O Show Tem que Continuar, com a adesão de Luiz Carlos da Vila.

Com Zeca Pagodinho, fez outros tantos clássicos do samba e do pagode, entre eles, Bagaço da Laranja, Dor de Amor e Camarão que Dorme a Onda Leva, esse último com a participação de Beto Sem Braço. Com Acyr Marques, assinou Casal Sem Vergonha.

Publicidade

As músicas de Arlindo foram gravadas por nomes como Beth Carvalho, Alcione, Elza Soares, Maíra Freitas, Almir Guineto, Diogo Nogueira, entre outros intérpretes.

Em 2007, a cantora Maria Rita incluiu seis canções de Arlindo Cruz no álbum Samba Meu, o primeiro que dedicou inteiramente ao samba. Três delas se tornaram grandes sucessos, Tá Perdoado, Num Corpo Só e O Que é o Amor?. Maria Rita ainda gravou de Arlindo músicas como É Corpo, É Alma, É Religião e Saudade Louca.

O sambista também se dedicou durante anos à criação de sambas-enredo para escolas de samba do Rio de Janeiro. Ele foi o autor dos enredos da Império Serrano, sua escola do coração, Vila Isabel, Grande Rio e outras agremiações. Ele ganhou quatro vezes o prêmio Estandarte de Ouro de Melhor samba-enredo pelas composições.

Discos de Arlindo Cruz

Ao longo da carreira, o sambista gravou discos com regularidade. Ao todo, foram 24 álbuns, seja com o Fundo do Quintal, na carreira solo ou em parceria com Sombrinha. Em 2009, lançou dois volumes do MTV Ao Vivo. O sambista foi indicado cinco vezes ao Grammy Latino e ganhou o Prêmio da Música Brasileira em 2015.

Publicidade

Seu último álbum foi gravado ao lado do filho, Arlindinho, que seguiu a carreira do pai. Em 2017, pouco antes de Arlindo sofrer o AVC, eles lançaram juntos o álbum Dois Arlindos, no qual interpretaram músicas como Bom Aprendiz, Nega Samambaia e Pais e Filhos.

Morre o cantor e compositor Arlindo Cruz ao 66 anos no Rio de Janeiro
Video Player

Morte de Arlindo Cruz

Arlindo Cruz lidava com graves sequelas de um AVC sofrido em 2017 e estava internado desde março para tratar uma bactéria resistente em decorrência de uma pneumonia.

A família afirmou que Arlindo "foi um poeta do samba, um homem de fé, generosidade e alegria, que dedicou sua vida a levar música e amor a todos que cruzaram seu caminho. Sua voz, suas composições e seu sorriso permanecerão vivos na memória e no coração de milhões de admiradores".

‘Mais do que um artista, foi um poeta do samba’, diz família após morte de Arlindo Cruz
Video Player

O comunicado, divulgado nas redes sociais do artista e dos seus filhos, agradece as mensagens de carinho e exalta a carreira de Arlindo. "Parte deixando um legado imenso para a cultura brasileira e um exemplo de força, humildade e paixão pela arte. Que sua música continue ecoando e inspirando as próximas gerações, como sempre foi seu desejo."

Publicidade

O cantor deixa a esposa, Babi Cruz, e dois filhos, o também cantor Arlindinho e a influenciadora digital Flora Cruz. *(Com informações do Estadão Conteúdo).

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se