Gracyanne Barbosa surpreendeu seguidores ao detalhar os benefícios da prática diária de vacuum abdominal, que melhora postura, fortalece o core e auxilia no fluxo intestinal, além de aliviar dores nas costas e cólicas menstruais.
A musa fitness Gracyanne Barbosa, de 42 anos, chocou seus seguidores ao mostrar sua técnica de vacuum abdominal nas redes sociais nesta terça-feira, dia 16.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Ela explica que se trata de uma prática diária que começa com uma massagem de liberação do diafragma e só então passa para o vacuum. Segundo Gracyanne, a técnica ajuda a ter maior controle da região durante os treinos, além de fortalecer o core, especialmente quando passa muito tempo em pé.
“Eu acho que realmente faz com que a gente aprenda a controlar essa região que é tão importante em todas as atividades diárias”, explicou a musa.
Ela ainda conta que sentiu uma grande melhora no fluxo intestinal, além da sensação de que os órgãos são reposicionados. Gracyanne também relata menos dor na coluna, melhora da postura e alívio das dores da cólica menstrual.
“Eu faço todos os dias, de cinco a sete minutinhos. Eu prefiro em jejum, mas tenho feito muitas vezes à tarde, que é mais difícil depois de se alimentar”, explicou Gracyanne.
O que é e como funciona a técnica de vacuum
A técnica de vacuum abdominal tem como objetivo fortalecer o músculo transverso do abdômen, conhecido como “abdômen profundo”, por meio da sucção da barriga para dentro e para cima, como se o praticante quisesse encostar o umbigo na coluna. O exercício é realizado mantendo os pulmões vazios por alguns segundos, sem prender a respiração.
A técnica ajuda a afinar a cintura, melhorar a postura e aliviar dores nas costas. No entanto, é importante não prender a respiração durante o processo, ela deve ser controlada mesmo durante o vácuo. Além disso, essa técnica não queima gordura; sendo necessário conciliá-la com outros tipos de treino.
O vacuum abdominal não é recomendado para grávidas ou pessoas com problemas cardiovasculares.