Storyboard da versão nunca filmada de "Duna" nos anos 1970 é vendido por R$ 16 milhões

22 nov 2021 - 18h59
Foto: Divulgação/Sony Pictures Classics / Pipoca Moderna

O lendário storyboard da versão nunca filmada de "Duna" nos anos 1970 foi arrematado nesta segunda-feira (22/11) num leilão em Paris por 2,66 milhões de euros (cerca de R$ 16,72 milhões)

Trata-se de um roteiro detalhado com imagens do que deveria ter sido o filme, juntando os argumentos do diretor chileno Alejandro Jodorowsky, mestre do surrealismo, com desenhos do gênio dos quadrinhos franceses Moebius e do artista plástico suíço H.R. Giger.

Publicidade

O filme, que deveria ser estrelado por David Carradine (na época, astro da série "Kung Fu"), o cantor Mick Jagger, o cineasta Orson Welles, e o artista plástico Salvador Dali, nunca saiu do papel, mas sua produção se tornou lendária e rendeu até um documentário premiado em 2013.

O material desenvolvido para o storyboard foi o ponto de partida para Giger ser convidado, logo em seguida, para criar o visual de "Alien", dirigido em 1979 por Ridley Scott.

Já a parceria entre Jodorowsky e Moebius continuou nos quadrinhos, com a criação da saga sci-fi do "Incal" em 1980, que agora também vai virar filme com direção de Taika Waititi ("Thor: Ragnarok").

Publicidade

"Duna", por sua vez, acabou chegando aos cinemas em 1984, com direção de David Lynch, voltando novamente em 2021, na primeira parte de um franquia desenvolvida por Denis Villeneuve.

Veja abaixo o trailer do documentário "Duna de Jodorowsky", com imagens do caríssimo storyboard.

Pipoca Moderna
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações