A família de Preta Gil, que faleceu em 20 de julho nos Estados Unidos enquanto realizava um tratamento contra um câncer no intestino, tomou uma decisão marcante para manter viva a memória da artista entre os mais próximos. Empresária, além de cantora, Preta reuniu fãs e celebridades em seu velório, que aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 25.
Após a cerimônia, o corpo da artista, que morreu aos 50 anos, foi levado para o Cemitério e Crematório da Penitência, localizado na Zona Portuária do Rio, onde foi cremado. Segundo o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, a família optou por repartir as cinzas da cantora entre parentes e amigos íntimos, permitindo que cada um possa guardar uma parte dela.
Homenagens
Diversas personalidades continuam prestando tributos a Preta Gil. Um exemplo é o apresentador e influenciador Gominho, amigo próximo da artista. Na sexta-feira (1º/7), ele compartilhou nas redes uma lembrança afetiva da cantora: uma foto do boletim escolar de Preta, filha de Gilberto Gil.
O documento, que data de 1991, mostra a cantora aos 17 anos, com uma imagem em preto e branco anexada. "Tamo aqui vendo as coisinhas dela! A bixa sempre foi linda", publicou Gominho nos stories do Instagram.
Já na quinta-feira (31/7), foi a vez do músico Bem Gil, irmão de Preta, fazer uma homenagem tocante nas redes sociais. Ele dividiu lembranças e conversas com a cantora, incluindo um momento delicado ocorrido cerca de um ano atrás, quando ela compartilhou que o quadro de saúde havia piorado.
"Preta me ligou na véspera do show da Ana no Circo Voador, em agosto passado, para contar do agravamento da doença e eu fiquei devastado. Fui por ela mesmo consolado e incentivado a ir para a montagem naquela tarde", recordou Bem. "Na semana seguinte, fui visitá-la em São Paulo e ela vibrava com o sucesso do show! Preta era assim!".