A promotoria do Ministério Público de São Paulo (MPSP) pediu à Justiça a prisão preventiva de Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, o rapper Oruam, na ação que trata de um disparo de arma de fogo. O pedido, assinado pelo promotor Alan Carlos Reis Silva, foi anexado ao processo no último dia 5, mas divulgado pelo MPSP nesta quarta-feira, 20.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Oruam já é considerado foragido por causa de um outro processo, que tramita no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Neste, o rapper responde por duas tentativas de homicídio qualificado contra policiais civis e está foragido desde fevereiro, quando violou a tornozeleira eletrônica diversas vezes e descumpriu medidas cautelares.
Já o caso do qual é réu no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) refere-se a quando Oruam disparou um tiro de espingarda em meio a uma festa, na presença de diversas pessoas, na cidade paulista de Igaratá, em 16 de dezembro de 2024. Segundo o Ministério Público, a conduta criminosa foi filmada e postada em redes sociais.
No pedido pela prisão preventiva, o promotor sustenta que Oruam é pessoa de interesse em investigação por crimes de lavagem de dinheiro e envolvimento com o Comando Vermelho, além de mencionar a suposta tentativa de homicídio contra policiais civis fluminenses.
Ainda segundo Silva, o denunciado "se encontra foragido, inviabilizando a efetividade da jurisdição penal e comprometendo o cumprimento de eventual decreto condenatório". Na visão do promotor, a permanência do réu em paradeiro desconhecido evidencia risco concreto e atual de frustração da aplicação da lei.
O Terra pediu um posicionamento à defesa de Oruam, mas ainda não obteve retorno.
Relação: 0876/2026 Teor do ato: Vistos. Primeiramente, a fim de garantir o contraditório e a ampla defesa, INTIME-SE o n. advogado para que, no prazo de 05 (cinco) dias, apresente o endereço atualizado do acusado e se manifeste sobre o pedido de prisão preventiva do n. Promotor de Justiça. Após, tornem-se os autos conclusos para ulteriores deliberações. Int. Dil. Advogados(s): Guilherme Busi Soares (OAB 244108/RJ), Siro Darlan de Oliveira (OAB 25249/RJ)