Policiais civis da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) deflagraram nesta quarta-feira, 29, uma ação para desarticular o braço financeiro do Comando Vermelho (CV), responsável pela movimentação e ocultação de recursos oriundos do tráfico de drogas.
São cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão de suspeitos ligados a Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, pai do cantor Oruam, em endereços em Jacarepaguá e na Barra da Tijuca, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro (RJ). De acordo com a TV Globo, o rapper Oruam, a mãe dele e um irmão estão entre os procurados. Até o momento, um suspeito -- que não teve o nome revelado -- foi preso.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
As investigações, feitas ao longo de carca de um ano, "revelaram um sistema estruturado de recebimento, pulverização e reinserção de valores ilícitos no circuito econômico formal". As apurações tiveram como base a análise de dados extraídos de dispositivos eletrônicos apreendidos, além do cruzamento de informações telemáticas e financeiras.
De acordo com os investigadores, recursos do tráfico eram repassados por lideranças da facção a operadores financeiros, que realizavam a fragmentação dos valores por meio de contas de terceiros, além de utilizá-los para pagamento de despesas, aquisição de bens e ocultação patrimonial.
"Também foram identificadas movimentações financeiras incompatíveis com a renda declarada pelos investigados, evidenciando a origem ilícita dos recursos. A apuração apontou ainda a atuação coordenada de diversos integrantes, incluindo operadores responsáveis por intermediar transações sucessivas com o objetivo de dificultar o rastreamento do dinheiro", informou a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ).
Os investigadores também identificaram diálogos entre Carlos Costa Neves, conhecido como “Gardenal”, apontado como uma das principais lideranças do Comando Vermelho, e um miliciano. "As conversas reforçam a influência de Márcio dos Santos Nepomuceno, o “Marcinho VP”, como liderança central da facção, mesmo após anos de encarceramento", disse a Polícia.
A Operação Contenção
A ação faz parte da Operação Contenção, que visa conter e atacar o avanço territorial da facção criminosa no Rio de Janeiro.
Até o momento, mais de 300 capturados e outros 136 criminosos neutralizados em confronto. Foram apreendidas cerca de 470 armas, sendo 190 fuzis, e mais de 51 mil munições.
As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos, possíveis empresas utilizadas na lavagem de dinheiro e beneficiários indiretos dos recursos ilícitos.
*Matéria em atualização