Preta Gil morreu aos 50 anos no último domingo, 20, em Nova York, nos Estados Unidos, onde passava por um tratamento de câncer experimental. Ao longo da vida, a cantora sempre defendeu a diversidade e o respeito aos outros, algo que prega desde a adolescência, conforme contou em seu livro Os Primeiros 50.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A artista revelou que ela e a diretora da Globo Amora Mautner, amigas desde a infância, foram expulsas da escola em que estudavam após darem um beijo em sala de aula porque uma professora fez um comentário homofóbico.
"Nos olhamos, levantamos, chocadas com aquele absurdo que a professora havia dito e gritamos: 'A gente é namorada! E ser gay não é doença!'. Para coroar, nos beijamos na boca no meio da sala de aula. A professora ficou passada", recordou Preta.
Os pais das duas, Gilberto Gil e Jorge Mautner, foram chamados ao colégio e descobriram que as filhas foram convidadas a se retirar da instituição. Os cantores acobertaram Preta e Amora e não as repreenderam.
"Eles florearam muito. Diziam que nós duas éramos muito inteligentes, muito à frente do tempo dos outros mortais. Ficamos megaenvaidecidas. A verdade é que a gente tinha sido expulsa mesmo", revelou a filha de Gil.
Amora Mautner lamentou a morte da amiga nas redes sociais. "Minha irmã, minha vida, meu mundo, minha referência de existência. Parte de mim se vai, mas a parte mais linda fica para sempre dentro de mim, você. Eu nem sei o que sou sem você, mas seguirei te reverenciando a cada dia da minha vida. Agradecendo a sorte que tive de passar toda uma vida ao seu lado, Preta Maria", escreveu a diretora.
Morte de Preta Gil
A cantora Preta Gil morreu, o último domingo, 20, aos 50 anos, em Nova York, nos Estados Unidos. A artista estava em tratamento de câncer de intestino desde janeiro de 2023. A informação da morte foi confirmada ao Terra pela equipe da artista.
Preta passou mal a caminho do aeroporto. Ela iria voltar ao Brasil, uma ambulância foi chamada, mas ela morreu a caminho do hospital.
Em maio, Preta viajou para os Estados Unidos, onde deu início a um novo tratamento, após esgotar as possibilidades disponíveis no Brasil. Apesar das idas e vindas ao hospital, a cantora sempre se mostrou otimista. “Vou voltar curada, se Deus quiser”, disse, antes de deixar o País.
O velório de Preta Gil acontecerá no Rio de Janeiro, mas a data ainda não foi confirmada. Gilberto Gil informou que está cuidando do processo para trazer o corpo da filha ao Brasil, mas até o momento ainda não há previsão para a repatriação.