O velório de Preta Gil, realizado nesta sexta-feira, dia 25 de julho de 2025, marcou a despedida de uma das cantoras mais queridas do Brasil, que morreu no último dia 20 vítima de uma longa batalha contra o câncer. Em meio a muita emoção de familiares e amigos, o que chamou atenção foi a vestimenta branca de quase todos os que passaram pelo seu caixão.
Ao contrário de boa parte dos velórios e funerais em que se usa a cor preta em simbolismo do luto, o de Preta Gil foi marcado pelo branco. Francisco Gil, Carolina Dieckmmann, Caio Blat, Janja da Silva, o pai Gilberto Gil, Bruna Marquezine e muitos outros escolheram a cor por uma razão especial que envolve o Candomblé.
A cantora seguia o Candomblé e era devota de Oxum. Na religião, o branco é a cor do luto e da morte, que também significa serenidade e uma forma de proteção contra energia negativa, além de um poderoso sinal de respeito. A cor também é associada à paz e reflexão em momentos difíceis, como este que os enlutados vivem.
Depois do velório, o corpo de Preta Gil foi levado em um cortejo ao Crematório e Cemitério da Penitência, no Rio de Janeiro, onde foi cremado em uma cerimônia privada entre amigos e familiares.
Francisco Gil detalha últimos dias de Preta Gil
Em entrevista a jornalistas durante o velório de Preta Gil, Francisco Gil, filho da cantora, contou que já vinha se despedindo da mãe nos últimos dias, quando tiveram a notícia de que não havia mais tratamento capaz de conter o avanço do câncer pelo seu corpo:
"Ali, no...
Matérias relacionadas