Fernanda Torres gerou polêmica ao estrelar um comercial de fim de ano da Havaianas, com críticas da direita que interpretaram o texto como posicionamento político, levando a ameaças de boicote à marca.
A campanha de fim de ano da marca Havaianas, estrelada pela atriz Fernanda Torres, se tornou alvo de polêmica após desagradar políticos e apoiadores da direita. A marca se tornou a mais nova “vilã” do grupo, e passou a receber críticas e até ameaças de boicote nas redes sociais. O texto de Fernanda na propaganda, no entanto, não faz nenhuma menção direta à política, e o aspecto ficou subentendido.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito”, começa ela na propaganda. “Não, não é nada contra a sorte, mas vamos combinar: sorte não depende de você, né? Depende de sorte”, continua.
“O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés: os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés”, termina a propaganda.
A parte que provocou toda a polêmica foi o começo do texto, quando Fernanda diz que não deseja que as pessoas comecem o ano com o “pé direito”. Para os críticos, a campanha mostrou um posicionamento político da marca contra a direita. Deputados, vereadores e ex-ministros do governo de Jair Bolsonaro (PL) se manifestaram dizendo que passarão a usar outras marcas de sandálias.
Influenciadores também publicaram vídeos com críticas à marca, dizendo que a empresa teria misturado “sandália com ideologia”. A Havaianas ainda não havia se manifestado sobre a polêmica a respeito da propaganda até a publicação desta reportagem.