Médica alerta para condição que afetou Virginia: 'Pode aumentar a quantidade de bactérias'

Em entrevista à Contigo!, a Dra. Rafaela Ferreira, médica dermatologista, explica os cuidados com a acne da mulher adulta, condição que afetou Virginia

4 abr 2025 - 14h20
No final do ano de 2023, Virginia Fonseca revelou seu tratamento contra acne da mulher adulta
No final do ano de 2023, Virginia Fonseca revelou seu tratamento contra acne da mulher adulta
Foto: Reprodução/Instagram @virginia / Contigo

A influenciadora Virgínia Fonseca chocou ao revelar seu tratamento contra as espinhas no final do ano de 2023. Na época, ela confessou que estava fazendo um procedimento à laser, o que acabou deixando o rosto mais avermelhado para combater a condição. 

De acordo com a Dra. Rafaela Ferreira, dermatologista certificada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e especialista em procedimentos estéticos, a acne da mulher adulta é uma condição dermatológica muito comum, que se caracteriza pelo aparecimento de espinhas, cravos, muita inflamação e, principalmente, cistos em regiões de queixo e mandíbula.

Publicidade

"A acne adulta está diretamente relacionada a alterações hormonais, mas também pode ser influenciada pelo estresse, pela alimentação e pelo uso inadequado de cosméticos", explica a dermatologista Rafaela.

Foto: Reprodução/Instagram / Contigo

EXISTE RELAÇÃO?

No ano passado, enquanto estava grávida de seu terceiro filho, Virginia Fonseca relatou que enfrentou acne gestacional. Segundo a Dra. Rafaela, algumas fases pelas quais as mulheres passam ao longo da vida, como a menarca, gravidez e menopausa, são momentos em que podem acontecer flutuação hormonal, o que acaba influenciando no surgimento de acnes e no agravamento delas.

Segundo a especialista, a acne da mulher adulta tem um componente genético conhecido: o estresse, que aumenta o cortisol, aumentando consequentemente a produção do sebo. Além do estresse, Dra. Rafaela explica, que nossos hábitos de vida podem impactar se não estiverem bem modulados, como o sono e alimentação, por exemplo. 

"Toda vez que aumentamos a produção do sebo, a gente cria condições e faz a proliferação do Cutibacterium Acnes, que é uma bactéria que fica mais prevalente, e prolifera no ambiente oleoso. Ou seja, aumentando a produção do sebo, pode aumentar a quantidade de bactérias", avalia.

Publicidade

"O sono é muito importante, e a gente sabe que quando diminuído, também ocorre a piora [da acne], assim como o estresse quando aumenta nosso cortisol. Alguns alimentos, principalmente aqueles que fazem picos de glicemia, também pioram a acne. Então, isso tudo tem relação com o aparecimento e a piora da acne da mulher adulta", finaliza a Dra. Rafaela Ferreira ao analisar o caso da influenciadora digital Virginia Fonseca.  

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DOS FAMOSOS ACOMPANHANDO À CONTIGO! NAS REDES SOCIAIS:

Contigo
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações