Mãe e filho que atuaram em 'Rainha da Sucata' morreram no mesmo ano

O elenco de "Rainha da Sucata" (1990) enfrentou perdas marcantes; entre os atores falecidos estão Jorge Fernando e Hilda Rebello, que na vida real eram mãe e filho

2 fev 2026 - 17h37

Jorge Fernando atuou como diretor de núcleo da novela escrita por Silvio de Abreu, mas também interpretou o personagem Diretor Rebello, como costumava fazer em seus trabalhos.

Hilda Rebello e Jorge Fernando (Reprodução/Instagram)
Hilda Rebello e Jorge Fernando (Reprodução/Instagram)
Foto: Contigo

Multiartista, Jorge nasceu em 1955 e iniciou sua carreira na televisão em 1978, aos 23 anos. Durante sua trajetória na Globo, participou de mais de 30 novelas e seriados como ator e dirigiu inúmeros projetos tanto na teledramaturgia quanto no entretenimento.

Publicidade

Nos anos 1980, Jorge Fernando assumiu a direção de núcleo da Globo, trabalhando com autores renomados como Aguinaldo Silva e Silvio de Abreu, especialmente em tramas das 19h. Com "Guerra dos Sexos", conquistou o prêmio APCA.

Muito próximo da mãe, Hilda Rebello, Jorge incentivou que ela se tornasse atriz. Com seu apoio, Hilda começou a carreira aos 64 anos e conseguiu registro profissional aos 70.

Hilda participou de diversas novelas nas quais o filho também atuava, incluindo "Rainha da Sucata", em que interpretou Jorgina. Ela também se destacou em "Alma Gêmea" como Dona Filó, além de "Que Rei Sou Eu?" (1989), "Vamp" (1991), "Zazá" (1997) e "Chocolate com Pimenta" (2003).

Em 2016, Jorge Fernando foi internado com pancreatite e, dias depois, sofreu um AVC. Após cirurgia, teve acompanhamento médico contínuo devido às sequelas.

Publicidade

Em 2019, ele precisou de atendimento hospitalar de emergência e sofreu uma parada cardíaca, falecendo aos 64 anos.

Hilda Rebello compareceu ao velório do filho abalada e contou com o apoio de amigos e familiares. Além da perda de Jorge, a morte de um camareiro próximo deixou a atriz ainda mais vulnerável.

"Ela ficou muito triste, acabou abaixando a imunidade e pegou uma infecção. [Pepê, o camareiro e amigo] ia almoçar todo dia com a minha mãe, era como se fosse um filho para ela e um irmão para mim. Foram duas perdas seguidas e muito significativas. Esse ano está difícil. Mas nossa família é muito unida. O Jorge era a luz da vida dela", disse Maria Rebello em entrevista à Quem, em 2019.

Dois meses após a morte, mãe também morre

Dois meses após a morte de Jorge, Hilda foi internada com infecção respiratória e faleceu aos 95 anos. O perfil oficial de Jorge Fernando no Instagram divulgou o falecimento:

"Amigos, gostaríamos de informar que nossa amada e doce atriz Hilda Rebello, vózinha, mãe, bisa e amiga de todos, faleceu hoje! Descanse em paz, matriarca dos Rebellos. Corre pros braços do seu filho querido, Jorge Fernando."

Publicidade

Hilda e Jorge eram avó e tio de João Rebello Fernandes, 45, ex-ator mirim da Globo que foi morto a tiros em outubro de 2024 em Trancoso, na Bahia.

Filho da atriz e diretora Maria Rebello, João se destacou ainda criança em novelas como "Bebê a Bordo" (1988), "Vamp" (1991), "Deus nos Acuda" (1992) e "Cambalacho" (1986). Seu último papel em novelas foi em "Zazá" (1997) e também participou do humorístico "Divertics" (2013). Nos últimos anos, João atuava como DJ, produtor e diretor de videoclipes.

Contigo
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações