Luto de Tati Machado! Saiba o que acontece com o leite materno após perda de bebê

A produção de leite materno continua após óbito fetal? Saiba o que acontece no corpo da mãe

15 mai 2025 - 10h00
(atualizado às 12h12)

A apresentadora Tati Machado comoveu o público nesta semana ao revelar que perdeu o bebê, Rael. Ela já estava com 33 semanas de gestação, quando foi até o hospital se queixando da falta de movimentos do filho e, logo em seguida, recebeu a triste notícia.

Tati Machado
Tati Machado
Foto: Reprodução/Instagram / Márcia Piovesan

"Infelizmente, foi constatada a parada dos batimentos cardíacos do bebê, por causas que ainda estão sendo investigadas", disse a nota divulgada no perfil de Tati. Como já estava na reta final, a expectativa pela chegada do bebê já era enorme, agora a famosa lida com a ruptura.

Publicidade

Aliás, em meio ao luto gestacional, ela ainda terá que lidar com a produção de leite materno, que pode continuar mesmo após a perda. "Isso acontece porque a estimulação hormonal para a lactação (principalmente a prolactina e a ocitocina) não depende da sobrevivência do bebê, mas sim do término da gestação", disse a ginecologista obstetra Anna Bimbato, da Bluzz Saúde, à Gazeta.

Quando para a produção?

Em seguida, ela destaca: "Mesmo sem o nascimento de um bebê vivo, o organismo materno passa por alterações similares às do puerpério. Há uma queda repentina nos níveis de estrogênio e progesterona, além da liberação de ocitocina e prolactina, que podem estimular a lactação".

E completa: "A produção de leite tende a diminuir naturalmente entre sete e 14 dias após o parto, desde que não haja estímulo de sucção ou ordenha. No entanto, esse tempo pode variar de mulher para mulher".

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se