Hoje com salário de R$ 700 mil no Flamengo e autor de gol de título pelo clube, o atacante equatoriano Gonzalo Plata superou uma infância de extrema pobreza antes do estrelato. Abandonado pelo pai ainda bebê, ele cresceu com cinco irmãos em uma casa humilde no subúrbio de Guayaquil. Aos 5 anos, fugiu de casa para disputar uma peneira no Rocafuerte, onde marcou três gols e iniciou sua trajetória no futebol, sendo revelado profissionalmente anos depois pelo Independiente del Valle.
As histórias de superação no esporte estão por todo canto e em vários países. No futebol, os exemplos são incontáveis: Erick Pulgar, por exemplo, já superou a fome na infância e hoje é um dos maiores nomes do elenco milionário do Flamengo, que volta a campo na quarta-feira (4) contra o Grêmio pelo Brasileirão.
E já que estamos falando do rubro-negro carioca, na lista de estrangeiros há ainda o goleiro argentino Rossi, uma das vítimas da violência urbana, o ídolo da torcida o uruguaio Arrascaeta, e o equatoriano Gonzalo Plata, que em 2024 fez o gol do título contra o Atlético-MG.
Nos voltando de maneira específica para o caso do camisa 19 também encontramos pedras que foram superadas pelo atacante, que completa 26 anos neste domingo (1º) e que fora revelado como profissional pelo Independiente del Valle, do seu país-natal em 2018.
Hoje no Flamengo, Plata entrou em base de time do Equador
No Flamengo desde 2024, possui 12 títulos, a maioria absoluta (8) pelo Mais Querido. Só que até chegar aqui e ter um salário de R$ 700 mil no time carioca, Plata precisou correr atrás do seu sonho. O pequeno futuro jogador foi abandonado pelo pai com meses de vida e aos 5 anos fugiu de casa para uma seletiva no Rocafuerte.
O pequeno nascido em família de cinco irmãos e que morava em casa feita de bambu e madeira no subúrbio de Guayaquilescapou do castigo da mãe e por seus três gols na "peneira" de 2005 foi um dos escolhidos para formar a base do time daquela cidade.
Plata pegava 3 ônibus para chega...
Matérias relacionadas