O YouTuber Felca anunciou que as receitas do vídeo “Adultização”, que já teve mais de 20 milhões de visualizações, serão destinadas a instituições de proteção infantil, enquanto influenciadores citados nas denúncias enfrentam prisões por crimes graves.
O YouTuber Felca disse, em participação no podcast Poddelas, que seu vídeo “Adultização" já gerou milhares de reais em doações para instituições que dão suporte a crianças vítimas de abuso. O vídeo que denuncia a exploração comercial de conteúdo infantil, que já tem mais de 20 milhões de visualizações, se encerra com a promessa de que todo o dinheiro arrecadado com a publicidade do conteúdo seria revertido para a causa.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Eu não sei o que vai dar nesse vídeo. Mas já rendemos milhares de reais para doações para instituições que cuidam de crianças vulneráveis. E tudo que a gente faz é pensando nisso: o que estamos fazendo aqui é uma gota no oceano, mas, sem essa gota, o oceano seria menor, então vale a pena fazer", afirmou, em participação no podcast Poddelas.
Um dos influenciadores mencionados na denúncia, Hytalo Santos, foi preso na manhã desta sexta-feira, 15, por suspeita de tráfico humano e exploração sexual infantil. O marido dele, Israel Nata Vicente, conhecido como Euro, também foi detido. A prisão aconteceu após denúncias de que o paraibano utilizava menores de idade em conteúdos digitais, envolvendo tanto o Ministério Público da Paraíba (MPPB) quanto o Ministério Público do Trabalho (MPT).
Até a remoção de seus perfis no último dia 8, Hytalo Santos mantinha uma audiência massiva: eram mais de 17 milhões de seguidores no Instagram, 2,4 milhões no TikTok e cerca de 5 milhões no YouTube. A carreira do influenciador começou no TikTok, onde viralizou com vídeos de humor em grupo.
Natural de Londrina, no Paraná, Felca tem 26 anos e soma mais de 4 milhões de seguidores. Agora, ele se vê no centro de um debate importante sobre segurança infantil online.