Hytalo Santos, Felca, Kamylinha: quem é quem na polêmica das redes sociais e adultização
Assunto entrou em alta na última semana após um vídeo de denúncia feito pelo youtuber Felca
Na última semana, a conversa sobre "adultização" ganhou foco nas redes sociais. Tudo começou com o vídeo feito pelo youtuber Felca sobre o assunto, em que ele denuncia a conduta de Hytalo Santos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Durante o vídeo de mais de 40 minutos, Felca aborda a adultização nas redes sociais, exposição de crianças e adolescentes e sobre como o algoritmo leva esse conteúdo a pedófilos.
Além disso, Felca exemplifica essa exploração e adultização de menores e cita alguns casos, como de Hytalo Santos, Bel para Meninas e Kamylinha.
Entenda, abaixo, qual é a relação entre os citados.
Confira quem são os envolvidos na polêmica de redes sociais e adultização:
Felca
Felca é produtor de conteúdo que ficou famoso nas redes sociais pelos seus vídeos de reacts, em que reagia a outros vídeos ou a produtos, como a base da influenciadora Virginia Fonseca.
O youtuber ganhou destaque durante a CPI das Bets ao adotar uma posição crítica à divulgação de jogos de azar por parte de outros influenciadores.
Agora, ele usou sua plataforma para abordar o assunto da adultização, procurando conscientizar as pessoas sobre a exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais, os impactos e efeito disso. Durante o vídeo, ele denunciou Hytalo Santos e citou os casos de Kamylinha e Bel para Meninas como exemplo.
Hytalo Santos
Natural da Paraíba, Hytalo Santos ganhou fama e seguidores nas redes sociais ao criar conteúdo ao lado de crianças e adolescentes com foco para um público jovem. Em suas publicações, ele aparece junto com menores, em conteúdos como festas.
Em seu conteúdo, ele apresentava alguns jovens e exibia momentos deles com frequência. Em um dos vídeos divulgados por Felca, Hytalo chega a mostrar uma das jovens, Kamylinha, dormindo com o namorado.
Após a repercussão do vídeo feito por Felca, Hytalo foi banido das redes sociais.
No entanto, segundo o Ministério Público da Paraíba, o influenciador Hytalo Santos teve sua conduta com crianças e adolescentes denunciada antes do vídeo viral. O órgão entrou com uma ação, que foi acatada pela Justiça, para pedir a suspensão de todos os perfis do influenciador nas redes sociais, interrupção da monetização de seu conteúdo e afastamento imediato dos adolescentes que vivem com ele, além de proibi-lo de ter qualquer tipo de contato com menores a partir de agora.
Kamylinha
Kamylinha Santos ficou conhecida por integrar a chamada "turma de Hytalo Santos". Segundo Felca, Kamylinha era um dos casos mais explorados e exibidos por Hytalo.
A jovem passou a fazer parte do conteúdo de Hytalo quando tinha 12 anos. Atualmente com 17, ela foi emancipada aos 16 anos.
Nas redes sociais, Hytalo a chamava de "filha" e exibia conteúdo dela interagindo com outros jovens e até em momentos com o namorado. Hytalo chegou, inclusive, a comunicar a perda do bebê de Kamylinha em maio deste ano.
Kamylinha é uma das jovens que protagonizam os vídeos de festas, danças sexualizadas e outros conteúdos publicados por Hytalo.
Bel para Meninas
Outro caso de adultização citado por Felca é o de Bel Para Meninas. Embora não tenha relação com Hytalo Santos ou Kamylinha, a influenciadora mirim foi citada por Felca para exemplificar outro caso de superexposição de menores nas redes sociais.
Bel Peres Magdalena ficou famosa ao lançar o canal Bel Para Meninas e 2014, junto com sua mãe. O conteúdo criado tinha como foco o público infantil.
Bel, que hoje tem 18 anos, enfrentou repercussão negativa após usuários das redes sociais denunciarem exposição excessiva nas redes sociais em 2020, quando ela ainda era menor de idade. Ela entrou então na mira do Ministério Público do Rio de Janeiro em 2020 por suposto comportamento abusivo da mãe em alguns vídeos.
Após o vídeo sobre adultização, Bel usou seu perfil no TikTok para rebater a fala de Felca. Ela falou que seus pais "tinham boas intenções" e só estavam atendendo seu desejo de aparecer na internet.
