Quem é Hytalo Santos, influenciador preso após denúncia de exploração de menores
O paraibano e o marido, Euro, são investigados por tráfico humano e exposição de menores em conteúdos digitais, enquanto redes sociais do casal saem do ar
O influenciador Hítalo José Santos Silva, mais conhecido como Hytalo Santos, foi preso nesta sexta-feira, 15, por suspeita de tráfico humano e exploração sexual infantil. O marido dele, Israel Nata Vicente, conhecido como Euro, também foi detido. A prisão acontece após denúncias de que o paraibano utilizava menores de idade em conteúdos digitais, envolvendo tanto o Ministério Público da Paraíba (MPPB) quanto o Ministério Público do Trabalho (MPT).
Desde a última sexta-feira, 8, a conta de Hytalo no Instagram está fora do ar, após o youtuber e humorista Felca divulgar um vídeo acusando o influenciador de explorar sexualmente menores de idade em suas publicações. Felca destacou exemplos de vídeos envolvendo a influenciadora mirim Kamyla Santos, que teria sido exposta a conteúdos sensuais desde os 12 anos e agora, aos 17, ainda aparece nos vídeos do paraibano.
Quem é Hytalo Santos?
Hytalo Santos acumulava grande público antes da suspensão de suas redes sociais: mais de 17 milhões de seguidores no Instagram, 2,4 milhões no TikTok e 5 milhões no YouTube. Ele ficou famoso inicialmente no TikTok com vídeos no estilo de Carlinhos Maia, reunindo várias pessoas em sua casa e compartilhando a rotina delas. Além disso, ele gerenciava um perfil de sorteios com 1,9 milhão de seguidores, oferecendo prêmios que iam de celulares a automóveis.
A polêmica ganhou força após Felca criticar o conteúdo de Hytalo, ressaltando que a exploração de menores influenciava outros jovens e até adultos que consumiam o material. "Qual a problemática maior aqui é que dentro do público do Hytalo Santos existem adolescentes que assistem para ver a realidade e são influenciados, mas também homens adultos que não assistem pelas dinâmicas divertidas", afirmou o youtuber.
Defesa de Hytalo
Em resposta, a defesa de Hytalo afirmou que ele "jamais compactuou com qualquer ato atentatório à dignidade de crianças e adolescentes" e que tudo será provado durante as investigações. Até a última atualização desta matéria, a Meta, dona do Instagram, não se pronunciou sobre a suspensão da conta, e algumas das contas de menores associadas ao influenciador também estão fora do ar.
A investigação criminal foi iniciada pelo Ministério Público antes mesmo das denúncias feitas por Felca e segue em andamento. Enquanto isso, o caso repercute nas redes sociais.
Veja o momento da prisão:
Ver essa foto no Instagram