O ex-nadador Adriano Gomes de Lima morreu no último sábado, 07/02, aos 52 anos. Ele era um dos maiores medalhistas paralímpicos da história do Brasil.
O ex-atleta estava em tratamento de um sarcoma, um tipo de câncer ósseo, desde 2024. Porém, após lutar contra a doença, não resistiu e faleceu
Carreira de Adriano Gomes de Lima
Após sofrer uma queda de telhado aos 17 anos, Adriano buscou a natação para sua reabilitação e iniciou na modalidade em 1993. Com uma trajetória que atravessa seis edições de Jogos Paralímpicos (de Atlanta 1996 ao Rio 2016), o ex-atleta acumulou nove medalhas: um ouro, cinco pratas e três bronzes.
Devido ao seu papel no fortalecimento do paradesporto nacional, ele recebeu uma homenagem do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em 2025, durante o aniversário de 30 anos da instituição. Na ocasião, Adriano destacou sua ligação histórica com a entidade, afirmando que o investimento contínuo no setor é o que garante a presença constante do Brasil no top 10 do quadro de medalhas mundial.
"Eu comecei a nadar em 1993, dois anos antes da fundação do CPB, então faço parte desta história. Digo que não é por acaso que o Brasil está sempre entre os 10 melhores nos Jogos Paralímpicos, pois há um investimento muito importante sendo feito no desenvolvimento do esporte paralímpico", disse ele na época.