'Ela libertou muita gente': cerimônia de cremação de Preta Gil emociona amigos e fãs

Família, amigos e artistas como Regina Casé e Carolina Dieckmann prestaram últimas homenagens à cantora após cortejo pelo centro do Rio

25 jul 2025 - 18h44
(atualizado às 21h34)
Resumo
A cerimônia de cremação de Preta Gil, realizada no Rio de Janeiro com homenagens de fãs, familiares e amigos como Regina Casé e Carolina Dieckmann, destacou seu legado artístico e pessoal após seu falecimento em decorrência de um câncer.
'Ela libertou muita gente', diz Regina Casé após cerimônia de cremação de Preta Gil
Video Player

Aconteceu na tarde desta sexta-feira, 25, no Cemitério do Caju, na zona portuária do Rio de Janeiro, a cremação da cantora Preta Gil. Famosos e familiares chegaram ao local por volta das 16h25, após um cortejo que circulou com o corpo da artista, no caminhão dos bombeiros, por algumas ruas do centro da capital carioca. 

Foram 9 km percorridos pelo cortejo, parte deles nas ruas do agora intitulado ‘Circuito de Blocos de Rua Preta Gil’, em referência aos anos de contribuição da artista para a festa popular. No trajeto, fãs levavam balões, faixas e bandeiras com o nome da cantora e entoavam algumas das músicas mais marcantes, como Sinais de fogo.

Publicidade

Entretanto, diferentemente do que aconteceu no Theatro Municipal, no velório da cantora, onde estiveram milhares de fãs na parte da manhã, no crematório houve majoritariamente a presença da família e dos amigos. Carolina Dieckmann, Gominho, o cantor Vitão, Alice Wegmann, Juliana Alves e Regina Casé foram algumas das personalidades presentes.

“O que sobra dela é o que a gente sabe… O astral, os ensinamentos naturais que ela deixou, eu aprendi todos”, disse Gominho.

Considerada a madrinha musical de Preta, a quem viu nascer, Regina Casé comentou sobre o legado da artista. “Uma das mulheres mais importantes do Brasil. Ela libertou muita gente que estava presa (…) ela é sábia, inteligente, linda e gostosa”, declarou a apresentadora.

José Gil, irmão de Preta, também falou rapidamente com a imprensa antes de deixar o local. “Ela fica para a eternidade”, disse. Diretora de TV e amiga de infância, Amora Mautner pontuou os ensinamentos que a cantora deixou aos fãs e àqueles que conviveram de perto com a artista.

Publicidade

“A Preta fez tudo o que ela queria a vida inteira, ela só fez o que era genuíno, e daí vem uma das forças dela: ser quem ela é e mostrar pra gente que a gente tem que ficar menos preocupado com o que os outros acham e mais preocupado com a própria vida, coragem de ser quem a gente é. Essa é a maior lição que ela deixa”.

Preta Gil morreu no domingo, 20, em Nova York, nos Estados Unidos, em decorre de complicações de um câncer no intestino. A cantora deixa somente o filho, Francisco Gil, de 30 anos, e fruto de um relacionamento com o ator Otávio Muller.

Do diagnóstico de câncer ao tratamento nos EUA: entenda o quadro que levou à morte de Preta Gil
Video Player
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se