Dono da mais influente emissora de TV do agronegócio, o Canal Rural, Joesley Batista já teve o nome associado a uma suposta tentativa de comprar a Rede Globo.
O ‘Correio da Manhã’ deu a manchete em 2021. Vários outros veículos repercutiram, inclusive a revista ‘IstoÉ Dinheiro’. A intermediação seria realizada pelo BTG Pactual. Falou-se em pagamento de R$ 25 bilhões.
Horas depois, o Grupo Globo, o banco citado e o grupo J&F, do qual Joesley é acionista com o irmão, Wesley, emitiram comunicados para desmentir a existência de uma negociação.
Participação na grande mídia
Ainda segundo a ‘IstoÉ Dinheiro’, Joesley Batista tentou, anteriormente, comprar o jornal ‘O Estado de S. Paulo’ e o SBT, porém, as conversas não teriam ido adiante.
É público que Silvio Santos negociou a venda da emissora algumas vezes, inclusive com o ex-Globo José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, sem nunca ter concluído as tratativas.
O ‘Estadão’ continua a ser da tradicional família Mesquita.
O grupo J&F possui relevância para o mercado de TV por comprar espaço valioso nos intervalos comerciais de grandes emissoras, onde promove marcas como Seara, Friboi e Doriana.
Influência em Washington
Nos últimos dias, Joesley Batista foi destaque nos canais de notícias após ser recebido por Donald Trump na Casa Branca.
No encontro para conversar a respeito da taxação da carne brasileira (principal produto da J&F), o empresário teria aberto caminho para a tal “química” que o presidente dos Estados Unidos disse ter sentido ao cruzar com Lula nos bastidores da Assembleia Geral da ONU.
Joesley já esteve com outros líderes influentes do planeta, a exemplo do presidente da França Emmanuel Macron.
Garoto-propaganda do próprio império
Nas redes sociais, Joesley Batista, de 52 anos, posta vídeos em que mostra a capilaridade dos negócios que renderam o patrimônio de R$ 25,6 bilhões, segundo a ‘Forbes’.
Gravou com o celular desde uma visita a um mercado da Flórida onde há carnes congeladas da J&F até o passeio por uma usina termelétrica que abastece parte do estado do Amazonas.
Em algumas postagens, ele compartilha fotos e vídeos da vida privada, principalmente ao fazer reflexões sobre a importância da família.
Às vezes, aparece com sua mulher, a jornalista Ticiana Villas Boas (ex-Band e SBT), agora dedicada a uma fazenda de cacau e a projetos sociais.