Bilionário que aproximou Trump e Lula é dono da emissora nº 1 do agronegócio, que foi da Globo

Joesley Batista comanda o Canal Rural, com expressivo aumento de audiência em 2024

27 set 2025 - 12h56
(atualizado às 12h56)

Apontado pela imprensa como responsável por estimular a ‘química’ de Donald Trump por Lula, o empresário Joesley Batista possui relevante atuação no mercado de televisão.

Seu grupo, o J&F, é dono do Canal Rural, principal emissora brasileira com foco no agro e na pecuária, com 500 milhões de visualizações nos conteúdos da TV e de suas plataformas digitais em 2024.

Publicidade

Criada em 1996 por Roberto Marinho, da Globo, e Nelson Sirotsky, da RBS (afiliada da rede no Rio Grande do Sul), a TV foi comprada por Joesley e seu irmão, Wesley, em 2013.

O interesse pelo Canal Rural está ligado ao principal negócio dos Batistas: a JBS, maior empresa de proteína animal do planeta. Entre suas marcas estão Friboi, Seara e Swift.

Nos Estados Unidos, o grupo possui relevante fatia do mercado de carnes e está listado na Bolsa de Valores de Nova York. Esta atuação levou Joesley Batista a ser recebido por Trump na Casa Branca e abriu caminho para pacificar a relação do presidente norte-americano com Lula.

De Davos, na Suíça, onde participou do Fórum Econômico Mundial, Joesley Batista gravou vídeo exibido no Canal Rural, pertencente ao seu grupo empresarial
De Davos, na Suíça, onde participou do Fórum Econômico Mundial, Joesley Batista gravou vídeo exibido no Canal Rural, pertencente ao seu grupo empresarial
Foto: Reprodução/TV

Com fortuna de R$ 25 bilhões, segundo a ‘Forbes’, o empresário goiano é casado com a ex-apresentadora da Band e do SBT Ticiana Villas Boas, agora fazendeira de cacau na Bahia. Formam um dos casais mais poderosos do agronegócio brasileiro.

Publicidade
Joesley e a mulher, a jornalista e fazendeira Ticiana Villas Boas, diante da Bolsa de Valores de Nova York, em junho, quando a J&F fez sua estreia na instituição
Foto: Reprodução/Instagram
Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se