Bilionário corrupto perdoado por Clinton morre aos 78 anos nos Estados Unidos

Marc Rich inventou o mercado do petróleo como commodity e foi perdoado pelo presidente Bill Clinton após ser condenado por evasão tributária

26 jun 2013 - 19h46
(atualizado às 20h21)

O bilionário Marc Rich, que inventou o mercado do petróleo como commodity e foi perdoado pelo presidente Bill Clinton após ser condenado por evasão tributária, chantagem e violação às sanções contra o Irã, morreu na quarta-feira, na Suíça, aos 78 anos.

Rich belga que fugiu do Holocausto para os EUA, com seus pais, tornou-se o mais bem sucedido e polêmico operador de mercado da sua época, além de um fugitivo da Justiça dos EUA. Nas últimas décadas, vivia com conforto e privacidade na sua mansão Villa Rosa, à beira do lago Lucerna. A corretora de títulos que ele criou acabou por se tornar uma potência global no comércio de commodities, a Glencore Xstrata.

Publicidade

Christna Koenig, porta-voz do magnata, disse que ele morreu no hospital, após sofrer um derrame. A fundação que leva seu nome informou que o corpo será levado para Israel, onde será sepultado na quinta-feira perto de Tel Aviv.

Na década de 1970, Rich foi pioneiro na criação do mercado de petróleo bruto, um negócio que até então estava concentrado nas mãos das grandes empresas petrolíferas mundiais.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se