Francisco Toledo, artista que injetou nova vida nas tradições do México, morre aos 79 anos

6 set 2019 - 11h29

Francisco Toledo, que revolucionou o mundo artístico mexicano nos anos 1960 com sua nova abordagem na pintura, na escultura, na impressão, na tapeçaria e na preservação da herança cultural que o inspirou, morreu na quinta-feira, aos 79 anos.

Artista mexicano Francisco Toledo em Monterrey
18/07/2008
REUTERS/Tomas Bravo
Artista mexicano Francisco Toledo em Monterrey 18/07/2008 REUTERS/Tomas Bravo
Foto: Reuters

"O mundo da arte está de luto", disse o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, no Twitter.

Publicidade

"O mestre Francisco Toledo, de Oaxaca, pintor incrível e promotor cultural extraordinário, verdadeiro defensor da natureza, dos costumes e das tradições do nosso povo, faleceu. Descanse em paz".

A obra de Toledo, repleta de macacos, insetos e esqueletos em tons terrosos, refletiu sua origem indígena e seu amor pela natureza.

Ela também simbolizou uma ruptura com os muralistas fortemente inspirados pelos conflitos civis que dominaram o panorama da maior parte da primeira metade do século 20.

Com seu cabelo despenteado, suas roupas desleixadas e seu gosto pelas sandálias de couro conhecidas como huaraches, Toledo foi um defensor aguerrido da cultura de seu Estado natal, Oaxaca, terra do povo indígena zapotec.

Publicidade

Em 2005, Toledo recebeu o Prêmio Right Livelihood, também conhecido como o Prêmio Nobel alternativo da Suécia, "por dedicar a si mesmo e a sua arte à proteção e ao fortalecimento da herança, do meio ambiente e da vida comunitária de sua Oaxaca nativa".

A casa de leilões Christie's disse em seu site que vendeu uma das peças de Toledo, criada em 1975 e intitulada "Tortuga poniendo huevos", por pouco mais de um milhão de dólares.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se