Final de 'Stranger Things' explicado: Saiba o que acontece com cada personagem principal

Com mais de duas horas, capítulo final esclarece mistérios centrais da série e aposta na ambiguidade para encerrar a história de Eleven; saiba destino dos personagens principais

2 jan 2026 - 09h33

Com mais de duas horas de duração, o episódio final de Stranger Things, intitulado "The Rightside Up", foi ao ar no último dia de 2025, pela Netflix, encerrando o seriado em sua quinta temporada. Confira a seguir detalhes do final e o destino dos principais personagens:

Final de 'Stranger Things' explicado Saiba o que acontece com cada personagem principal (Divulgação/Netflix)
Final de 'Stranger Things' explicado Saiba o que acontece com cada personagem principal (Divulgação/Netflix)
Foto: Rolling Stone Brasil

Eleven está viva ou morta no final de Stranger Things?

O destino de Eleven (Millie Bobby Brown) permanece deliberadamente ambíguo. Os acontecimentos sugerem que ela se sacrifica ao permanecer no Mundo Invertido durante a explosão final, encerrando o ciclo que permitia aos militares criarem pessoas como ela. No entanto, Mike (Finn Wolfhard) apresenta uma teoria alternativa que compartilha com os amigos mais tarde.

Publicidade

Após o Mago salvar o dia no encerramento da campanha de Dungeons & Dragons, Mike explica sua interpretação do que aconteceu com Eleven. Ao notar que ela não foi afetada pelos dispositivos de "criptonita" próximos ao Portal, ele sugere que Kali (Linnea Berthelsen) estaria viva no Mundo Invertido e teria ajudado a criar uma ilusão de Eleven, enquanto a verdadeira Eleven escapava sem ser notada.

A série então mostra uma breve cena de Eleven caminhando por uma montanha com vista para cachoeiras e uma pequena cidade. Não fica claro se essa imagem representa o destino real da personagem ou apenas a versão esperançosa de Mike, especialmente depois de Hopper (David Harbour) incentivá-lo a encontrar uma forma de conviver com a perda. Ainda assim, o restante do grupo escolhe acreditar que Eleven continua viva — e essa esperança parece essencial para todos.

Segundo os irmãos Duffer, a ambiguidade foi intencional. Cabe ao público decidir se Eleven morreu no Mundo Invertido ou se a versão de Mike é verdadeira. De qualquer forma, os criadores afirmam que Eleven "precisava ir embora" definitivamente, pois sua permanência colocaria todos em risco constante.

A origem dos poderes de Henry Creel e a ligação com o Devorador de Mentes

Uma das maiores revelações do episódio final é a confirmação da origem dos poderes de Henry Creel (Jamie Campbell Bower), ao mesmo tempo em que a série esclarece sua conexão com o Devorador de Mentes e o significado da misteriosa memória da caverna.

Publicidade

A lembrança mostra que Henry, ainda criança, foi exposto às partículas do Abismo e teve seu primeiro contato com o Devorador de Mentes. A maleta que ele encontra continha uma rocha estranha, com pontos que brilhavam em vermelho. Ao tocá-la, partículas emergem e entram em uma ferida em sua mão.

Em seguida, o Devorador de Mentes passa a se comunicar diretamente com Henry, estabelecendo a conexão de mente coletiva. Pouco depois, Henry manifesta seus poderes e mata brutalmente o homem que havia atacado anteriormente com uma pedra. Com isso, a série finalmente esclarece como Vecna surgiu e qual é sua ligação com a entidade.

O verdadeiro vilão de Stranger Things: Vecna ou o Devorador de Mentes?

Outra questão central do episódio final é definir quem realmente esteve no controle ao longo da série. O capítulo reforça que o Devorador de Mentes existia muito antes de Henry adquirir seus poderes e se transformar em Vecna.

Quando Will (Noah Schnapp) tenta se conectar emocionalmente com Henry, o vilão afirma: "Ele nunca me controlou; eu nunca o controlei". Em seguida, diz que ambos são "uma só coisa", dependentes um do outro. Embora muitos acreditassem que o Devorador de Mentes tivesse corrompido Henry, o próprio personagem afirma que escolheu esse caminho após perder a fé na humanidade.

Publicidade

Ainda que Vecna jamais tivesse se tornado quem é sem o contato com o Devorador de Mentes e o Abismo, a série sugere que a entidade cósmica deve ser considerada, tecnicamente, o verdadeiro vilão de Stranger Things.

Como o grupo derrota Vecna e o Devorador de Mentes

O plano do grupo não sai exatamente como o esperado. A torre de rádio não está alinhada com a fenda do Abismo, e Hopper retira Eleven do tanque de privação sensorial cedo demais após Vecna manipular sua mente. Mesmo assim, o grupo se une e consegue cumprir a missão.

No Abismo, eles enfrentam o verdadeiro Devorador de Mentes, com Nancy (Natalia Dyer) servindo de isca enquanto os outros elaboram o ataque. Eleven chega a tempo de enfrentar a criatura, entrando em seu interior para alcançar Vecna, culminando em mais um confronto direto entre os dois.

Com o grupo usando todo o arsenal disponível e Will auxiliando com seus poderes, Eleven consegue lançar Vecna contra uma estaca. O Devorador de Mentes entra em colapso, sinalizando a vitória. Ao entrarem para salvar Holly (Nell Fisher) e as outras crianças, eles percebem que Vecna ainda está vivo — até que Joyce (Winona Ryder) o decapita com um machado, encerrando definitivamente sua ameaça.

Publicidade

O Mundo Invertido foi destruído para sempre?

Após resgatar as crianças, o grupo segue em direção ao Portal de volta a Hawkins, enquanto Hopper e Murray (Brett Gelman) avançam em um veículo militar roubado. A bomba já foi acionada e será detonada quando a música "Purple Rain", de Prince, tocar tempo suficiente para ativar o C4.

No caos, Eleven aparentemente retorna ao Mundo Invertido para se sacrificar enquanto a ponte colapsa. Embora a série sugira que ela possa ter sobrevivido, o Mundo Invertido não resiste à explosão. A matéria exótica que sustentava o portal entra em colapso, encerrando definitivamente o buraco de minhoca — e tudo o que existia ali.

O destino de cada personagem no final de Stranger Things

A segunda metade do episódio funciona como um epílogo ambientado 18 meses depois. Veja o que acontece com os principais personagens:

    • Eleven (Millie Bobby Brown): Apesar de todos acreditarem que ela se sacrificou durante a explosão do Mundo Invertido, Mike acredita que Eleven sobreviveu e vive uma vida tranquila longe de Hawkins.

    • Mike Wheeler (Finn Wolfhard): Torna-se escritor, usando as aventuras do grupo como inspiração, mas promete nunca revelar a verdadeira história de Eleven para ninguém fora do círculo do Party.

    • Will Byers (Noah Schnapp): Após se assumir gay na parte final da quinta temporada, Will vai para a faculdade, encontra maior aceitação e a série sugere que ele acaba vivendo um relacionamento amoroso.

    • Lucas Sinclair (Caleb McLaughlin) e Max Mayfield (Sadie Sink): Permanecem juntos e constroem uma vida em comum, com o relacionamento se fortalecendo ao longo do tempo. Eles finalmente conseguem ter o tão esperado encontro no cinema.

    • Dustin Henderson (Gaten Matarazzo): Depois de seu discurso de formatura, passa a levar os estudos mais a sério, sem abrir mão da amizade com Steve. Os dois continuam vivendo novas aventuras juntos.

    • Steve Harrington (Joe Keery): Entre os personagens mais velhos, é o único que permanece em Hawkins. Trabalha como treinador de beisebol e também como professor de educação sexual.

    • Nancy Wheeler (Natalia Dyer): Deixa Hawkins, abandona a faculdade Emerson e passa a trabalhar como repórter no jornal Boston Herald.

    • Jonathan Byers (Charlie Heaton): Assim como Nancy, deixa Hawkins para estudar cinema na Universidade de Nova York (NYU), onde também trabalha em um filme intitulado The Consumer.

    • Robin Buckley (Maya Hawke): Frequenta o Smith College e, apesar de passar um período fora, oferece a casa do tio, na Filadélfia, como ponto de encontro anual para Steve, Nancy e Jonathan.

    • Joyce Byers (Winona Ryder) e Jim Hopper (David Harbour): Após finalmente terem um encontro no restaurante Enzo's, Hopper pede Joyce em casamento. De volta ao cargo de chefe de polícia, ele sugere que os dois se mudem para Montauk, buscando um recomeço e mais proximidade com Jonathan e Will, agora em Nova York.

    • Holly Wheeler (Anniston e Tinsley Price): A caçula da família Wheeler faz novos amigos após os eventos envolvendo Vecna e aparece jogando Dungeons & Dragons no porão da casa ao final da série.

Fonte: ScreenRant

Rolling Stone Brasil
Gosta de TV e famosos? Que tal acompanhar as notícias de entretê?
Ativar notificações