Whoopi Goldberg, que completa 70 anos, adotou esse nome artístico após uma brincadeira no teatro, substituindo seu nome de batismo, Caryn Elaine Johnson. Na ocasião, os colegas a chamavam de "whoopee cushion", que significa "almofada de pum".
Se há Whoopi Goldberg no elenco, a chance de ser um filmaço é grande. Considerada um dos maiores nomes do cinema, a atriz completa 70 anos nesta quinta-feira, 13. O que pouca gente sabe é que seu nome marcante não se parece em nada com o que está no registro. Na verdade, a estrela de Mudança de Hábito e A Cor Púrpura adotou a assinatura depois de uma brincadeira.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em 2024, a artista lançou um livro de memórias bastante revelador. Intitulado Partes de mim: a vida com minha mãe e meu irmão, a obra traz curiosidades interessantes de sua trajetória desde que se chamava apenas Caryn Elaine Johnson, seu nome de batismo.
A ideia de adotar uma nova assinatura veio de uma brincadeira entre colegas do teatro. Muitas vezes, entre uma cena e outra, a atriz sentia uma vontade inconveniente de soltar um pum. Sem poder ir até a coxia, Caryn se aliviava ali mesmo, no palco.
Foi então que seus colegas passaram a chamá-la de "whoopee cushion", que em português significa "almofada de pum", geralmente usada para pregar peças.
"Assim que comecei a conseguir papéis em peças de teatro, queria um nome que soasse mais interessante. Caryn Johnson não era. Algumas pessoas me chamavam de 'Whoopi' porque, às vezes, eu soltava um pum", relembra.
O apelido pegou tanto que a artista decidiu adaptar a grafia e usá-lo como nome artístico. Foi então que ela passou a se apresentar como Whoopi Cushion, até receber um conselho de sua mãe.
"Ela disse: 'Você está diminuindo suas habilidades. Se você se chamar de Whoopi Cushion, as pessoas não vão realmente apreciar o que você pode fazer'. Foi então que, após algumas tentativas com sobrenomes presentes na família, surgiu o Goldberg", contou recentemente em entrevista ao Late Night with Seth Meyers.
Foi com o nome Whoopi Goldberg que a atriz norte-americana fez história no cinema mundial. Em 2002, ela se tornou a primeira mulher negra a ganhar o título de EGOT, após ter conquistado as principais estatuetas da indústria: o Emmy, da televisão; o Grammy, da música; o Oscar, do cinema; e o Tony, do teatro.