Patrocínio

WALL-E: O famoso robô da Pixar foi inspirado em uma lenda do cinema

Não é incomum que artistas dos estúdios Disney ou Pixar se inspirem em pessoas reais. WALL-E, por exemplo, foi criado com base em várias lendas do cinema mudo.

28 mar 2024 - 23h36

O olhar de Tom Cruise nos olhos de Aladdin, o sorriso de Dwayne Johnson no rosto de Maui, o rosto de Alyssa Milano em A Pequena Sereia ou a malícia de Robin Williams escondida nas diferentes expressões do Gênio...

Foto: Disney/Pixar / Adoro Cinema

Desde a criação dos famosos estúdios Disney, os animadores da empresa (mais tarde imitados pelos da Pixar) muitas vezes se inspiraram diretamente em atores ou atrizes reais para dar vida aos protagonistas de seus longas-metragens.

Publicidade

Um filme de Chaplin por dia durante um ano e meio

Assim, em meados dos anos 2000, quando o diretor Andrew Stanton e suas equipes se propuseram o desafio sem precedentes de animar um pequeno robô sem uma única linha de diálogo, eles buscaram inspiração nas maiores lendas do cinema mudo.

"Dissemos a nós mesmos que deveríamos olhar para os mestres, porque essas pessoas tiveram décadas para se tornarem os melhores contadores de histórias sem precisar recorrer a diálogos", disse Andrew Stanton ao AV Club em 2008.

"Assim, assistimos a um filme de Charlie Chaplin, um filme de Buster Keaton e, às vezes, um filme de Harold Lloyd, todos os dias na hora do almoço, durante quase um ano e meio, com as equipes de roteiro e animação. E nos familiarizamos com todo o seu trabalho".

Foto: Adoro Cinema

39 minutos sem diálogo

Assim como as obras-primas do cinema mudo, como Tempos Modernos e A General (e com exceção de algumas mensagen…

Publicidade

Leia o artigo em AdoroCinema

Você se sente meio triste no Natal? Psicóloga revela filme da Pixar perfeito para lidar com a melancolia de fim de ano

"É tudo real": Após 26 anos, esta produção live-action vai desmistificar uma das animações mais icônicas da história da Pixar

Fãs superam a Teoria da Pixar? De forma inusitada, essa nova análise reúne a primeira vilã da Disney com um dos filmes mais amados pelos fãs

"Linha por linha": Roteirista de filme da Pixar faz acusação de plágio contra Os Rejeitados, indicado ao Oscar 2024

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se