Kleber Mendonça Filho rebate executivo da Netflix após fala sobre cinemas

Diretor de 'O Agente Secreto' afirmou que seus filmes respeitarão janela de exibição de três meses de exibição

6 dez 2025 - 12h50

O diretor Kleber Mendonça Filho, responsável por filmes como O Agente Secreto e Bacurau, rebateu na sexta-feira,5, comentário do co-CEO da Netflix, Ted Sarandos, sobre o modelo de exibição de filmes.

A reação do cineasta veio após Sarandos criticar o tempo de exclusividade das obras nas salas de cinema antes de chegarem ao streaming.

Publicidade
Diretor Kleber Mendonça Filho, de filmes como O Agente Secreto e Bacurau
Diretor Kleber Mendonça Filho, de filmes como O Agente Secreto e Bacurau
Foto: Daniel Teixeira/Estadão / Estadão

Sarandos afirmou em conferência a investidores que considera essas janelas longas e pouco benéficas ao consumidor, embora ressalte que a empresa não se opõe aos lançamentos nas salas.

Em resposta, Kleber Mendonça Filho afirmou no X (antigo Twitter) que continuará garantindo, por contrato, ao menos três meses de exibição exclusiva em cinemas para seus filmes, com possibilidade de ajustar esse prazo em comum acordo.

O diretor acrescentou que, caso muitas salas fechem, pretende manter seus longas em cartaz somente nos espaços que permanecerem ativos, priorizando cineclubes e cinemas que defendem "a experiência de ir ao cinema".

A discordância surge em meio à recente aquisição da Warner Bros. Discovery pela Netflix no valor de US$ 83 bilhões, movimento que reacendeu entre cineastas o debate sobre o futuro da exibição cinematográfica e a relação entre salas tradicionais e plataformas de streaming.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações