Demogorgons e mais: O que os irmãos Duffer disseram após o fim de 'Stranger Things'

Criadores explicam ausência dos monstros clássicos no episódio final da série

5 jan 2026 - 09h33

O fim de Stranger Things, que teve o último episódio disponibilizado em 31 de dezembro, deixou uma série de questionamentos entre fãs que acompanharam a produção ao longo de seus 10 anos.

Publicidade

Um dos pontos que mais chamou atenção no desfecho foi a ausência dos Demogorgons — criaturas que ajudaram a definir o imaginário do Mundo Invertido desde a estreia da série, em 2016.

Demogorgons ficaram de fora da batalha final em 'Stranger Things'
Demogorgons ficaram de fora da batalha final em 'Stranger Things'
Foto: Netflix Brasil via YouTube/Reprodução / Estadão

Em entrevista ao site americano The Wrap, os criadores da série, os irmãos Matt e Ross Duffer, explicaram por que os monstros ficaram fora da batalha decisiva. "Basicamente, Vecna não esperava esse ataque surpresa em seu próprio território. Jamais, nem em um milhão de anos, ele poderia imaginar algo assim", afirmou Matt.

Segundo o showrunner, a decisão passou por uma avaliação estratégica. "Eles estão por aí em algum lugar", disse ele, referindo-se aos Demogorgons. Ainda assim, a equipe optou por não colocá-los em cena. "Discutimos ter uma batalha com os demos além da luta contra o Devorador de Mentes, mas pareceu mais certo pensar: por que ele precisaria deles se o Devorador de Mentes é essa criatura gigante e pode atacar por conta própria?", explicou.

Outro ponto levantado pelos criadores foi a decisão criativa de evitar a repetição excessiva desses personagens. "Uma das coisas que discutimos foi a saturação dos Demogorgons", disse Matt. "Senti que já tínhamos feito tudo o que queríamos com eles e que fazia mais sentido manter o foco no Vecna e no Devorador de Mentes, que esteve ausente nesta temporada."

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se