As adaptações literárias nos cinemas estão se tornando cada vez mais comuns, e apesar de grandes sucessos de bilheteria, muitos desses filmes costumam não agradar aos fãs por fugirem da proposta oferecida pela história original. Por mais que muitos autores também expressem a sua insatisfação com algumas obras, como o caso de Stephen King com O Iluminado, outros escritores famosos se sentem gratos pelas versões cinematográficas de seus best-sellers, mesmo que a crítica encare a situação de um jeito diferente.
A versão de Duna que mais agradou ao autor
Esse é o caso de Duna, mais especificamente a versão dirigida pelo icônico David Lynch. Seguindo por um caminho completamente ao contrário dos filmes dirigidos por Denis Villeneuve, protagonizados por Zendaya e Timothée Chalamet, que se tornaram referência em premiações e bilheterias ao redor do mundo, esse não obteve um bom sucesso e acabou desagradando até mesmo ao cineasta que o produziu.
No entanto, para Frank Herbert, o lendário criador de Duna, essa foi a adaptação mais fiel que ele poderia ter visto de seu livro em vida. Para ele, a maior preocupação de um autor se torna a forma que a história será contada, e nessa versão eles conseguiram ''salvar'' a história.
O enredo popularmente conhecido por seus tons políticos e cenários…
Artigo original publicado em AdoroCinema
"Ela nunca será uma estrela": David Lynch não tinha nenhuma fé nesta atriz premiada!