Por que 'Gladiador 2' fracassou, segundo Russell Crowe

Estrela do filme original critica sequência e nem menciona o nome da produção em entrevista

16 dez 2025 - 10h18

Russell Crowe não mediu palavras ao falar sobre Gladiador II. Durante participação no programa da rádio australiana Triple J, ele demonstrou profunda insatisfação com a continuação lançada em 2024 e chegou ao ponto de evitar mencionar diretamente o título do filme.

Gladiador, longa de 2000 com Russell Crowe, ganhará uma sequência em 2024, com Ridley Scott de volta à direção e Paul Mescal, de Aftersun, como protagonista
Gladiador, longa de 2000 com Russell Crowe, ganhará uma sequência em 2024, com Ridley Scott de volta à direção e Paul Mescal, de Aftersun, como protagonista
Foto: Divulgação / Rolling Stone Brasil

Dirigido por Ridley Scott e estrelado por Paul Mescal e Denzel Washington, a sequência de 2024 do Gladiador de 2000 acompanha Lucius (Mescal), a criança que testemunhou a morte de Maximus (Crowe) no primeiro filme e seu retorno a Roma em busca de vingança contra o império.

Publicidade

"A sequência recente, que nem preciso nomear, é um exemplo bastante infeliz de como até as pessoas no comando não captaram realmente o que fez o primeiro ser especial", afirma Crowe.

Para o ator, a força de Gladiador nunca esteve nos elementos mais óbvios. "Não era a pompa, não eram as circunstâncias, não era a ação. Era o núcleo moral", explica.

O ator então revela um que manter essa bússola moral de seu personagem, Maximus, não foi uma tarefa simples. "A questão é que houve uma luta diária naquele set. Foi uma luta diária para manter esse núcleo moral do personagem", explica Crowe. "Sugeriram cenas de sexo inúmeras vezes. Mas isso tiraria o poder dele. Você estaria dizendo que, ao mesmo tempo que tinha aquela conexão com a esposa, ele estava se envolvendo com outras? Não faz o menor sentido.

O primeiro Gladiador faturou cinco estatuetas do Oscar em 2001, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator para Crowe. A sequência, por sua vez, não conquistou o mesmo prestígio junto à crítica especializada e à Academia. Mesmo assim, encontrou admiradores ao redor do mundo, como o diretor Christopher Nolan, que descreveu em entrevista à Variety como "de cair o queixo".

Publicidade
Rolling Stone Brasil
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações