Patrocínio

O Senhor dos Anéis: A frase mais famosa da franquia surgiu de um erro cometido por Ian McKellen, o intérprete de Gandalf

O equívoco do astro acabou se tornando um dos momentos mais icônicos da saga.

18 fev 2024 - 15h13

Desde o lançamento do primeiro filme, em 2001, a franquia O Senhor dos Anéis é lotada de momentos icônicos. Seja com as acrobacias de Legolas (Orlando Bloom), com os alívios cômicos de Gimli (John Rhys-Davies) ou mesmo com o heroísmo de Aragorn (Viggo Mortensen), os longas-metragens apresentam cenas que ficarão para sempre no imaginário dos apaixonados por J. R. R. Tolkien - e hoje falaremos aqui exatamente sobre uma delas.

Foto: reprodução / Adoro Cinema

Em sua adaptação cinematográfica, Peter Jackson demonstrou grande apreço pela obra original. Para se ter ideia, se pegarmos Gandalf (Ian McKellen) como exemplo, todas as linhas do personagem são uma transcrição quase exata dos diálogos existentes nos livros. O cineasta sempre deixou claro que não queria subverter o trabalho do escritor, mexendo apenas em pequenos detalhes que julgou necessário.

Publicidade

Entretanto, um pequeno equívoco de McKellen acabou gerando um dos momentos mais memoráveis da saga. No primeiro filme, quando a Sociedade do Anel está passando por Moria, ela se vê frente a um Balrog. Gandalf então entra em uma batalha contra o maligno ser, proferindo o icônico "You shall not pass!" (Você não deve passar!") antes de supostamente se sacrificar.

Foto: Adoro Cinema

Desta forma, o que muitos não sabem é que essa frase não foi exatamente dita pelo mago no livro. Na obra de Tolkien, Gandalf grita "You cannot pass!" (Você não pode…

Leia o artigo em AdoroCinema

Para driblar exaustão na trilogia O Senhor dos Anéis, diretor se inspirava em 2 filmes "terapêuticos" de Martin Scorsese: "Eles me enchiam de energia"

Publicidade

Pause O Senhor dos Anéis neste momento exato para ver algo escondido no Abismo de Helm - dura só 2 segundos!

O filme de 300 minutos que inspirou O Senhor dos Anéis e Game of Thrones - e acabou de completar 100 anos

Peter Jackson recusou fazer uma mudança chocante em O Senhor dos Anéis dos livros de Tolkien, apesar da pressão dos produtores

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se