O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final (1991) é um dos maiores clássicos do cinema de ação e ficção científica, sequência de James Cameron para o seu O Exterminador do Futuro (1984). É claro que Arnold Schwarzenegger retornou como protagonista no segundo filme, mas outro ator também chamou atenção.
Robert Patrick ficou marcado como o vilão T-1000 em O Exterminador do Futuro 2 e passou por um intenso treinamento para encarnar essa presença ameaçadora.
"Eu treinava quatro vezes por dia e me entregava fisicamente. Fazia como um velocista faria: fixava os olhos em um alvo e me concentrava para não desperdiçar energia. Ao terminar, eu cerrava os dentes, sem respirar pela boca, apenas pelo nariz e sem expressão, porque o personagem não se esforçaria", explicou o ator em entrevista ao MovieWeb.
O mais curioso é que Robert Patrick fez uma preparação para ficar sem piscar, com intenção de parecer ainda mais assustador, robótico e desumanizado no papel do vilão T-1000. O ator realizou um treinamento com armas e conseguiu atirar sem piscar.
Trabalhei muito com [o mestre de armas] Harry Lu. Jim [o diretor James Cameron] me disse que eu precisava ser extremamente proficiente. Tive que me esforçar para apertar o gatilho o mais rápido possível, encarar Arnold no corredor, largar o carregado…