"Ninguém prestou atenção nele": Christopher Nolan descobriu uma obra-prima de ficção científica em um vídeo pirata antes de se tornar um filme cult

Para o diretor de Oppenheimer, filmes do gênero precisam de tempo e espaço para ganhar relevância e serem valorizados.

20 fev 2024 - 21h40

É comum muitos filmes passarem de odiados ou esquecidos a aclamados projetos cult. Hoje um dos longas de ficção científica mais prestigiados de todos os tempos - referenciado, inclusive, em diversas produções multimídia - Blade Runner nem sempre teve a fama que tem atualmente.

Foto: Warner Bros. Pictures / Adoro Cinema

Estrelado por Harrison Ford, Ridley Scott lançou o filme em 1983 após dirigir Alien (1979). Além disso, o ator encarregado de dar vida a Rick Deckard foi uma estrela graças a Star Wars e Indiana Jones. Mesmo assim, nada disso ajudou. Blade Runner arrecadou apenas 42 milhões de dólares, custando 28 milhões.

Publicidade

O tempo passou e, uma década depois, o thriller noir futurista começou a ganhar fãs. Christopher Nolan admitiu que descobriu Blade Runner em uma fita VHS pirata quando era adolescente. O diretor de Oppenheimer e A Origem contou essa anedota em conversa com Denis Villeneuve, cineasta responsável pela sequência Blade Runner 2049 e por conduzir a nova versão de Duna nas telonas.

"Eu sei por mim mesmo que a vida de um filme é uma proposta muito mais longa, no sentido de que você assiste aos filmes de outras pessoas e aos seus próprios filmes durante décadas, não nos fins de semana", começa Nolan. "Acho que o gênero de ficção científica é aquele em que a visão de longo prazo é tudo. As pessoas analisam. Elas valorizam a ficção científica no longo prazo."

Foto: Adoro Cinema

"Ning…

Leia o artigo em AdoroCinema

Publicidade

Este novo sucesso de ficção científica da Netflix parece continuar uma história que quase ninguém conhece

Para assistir online: Filme de ficção científica muito desconhecido no qual a Terra está inabitável há 200 anos

No streaming: A trágica ficção científica que apresentou um futuro possível para a humanidade

Um dos melhores filmes de ficção científica dos anos 80 terá sequência 40 anos depois: Diretor retorna, mas haverá mudança de protagonista

Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações