James Cameron odeia o remake de Planeta dos Macacos: "O filme mais revoltante que poderiam ter feito"

Antes de uma nova edição, relembramos a "reimaginação" do clássico de Tim Burton, que teria ficado melhor em uma gaveta.

20 mai 2024 - 12h18
(atualizado às 21h20)

Com o sucesso da nova saga Planeta dos Macacos (cuja quarta parte, Planeta dos Macacos: O Reinado, acaba de chegar aos cinemas), parece que nos esquecemos da tentativa de reinicialização que Tim Burton fez em 2001 e que, embora financeiramente bem-sucedida, deixou todo mundo em polvorosa. A história de seu fracasso é emocionante, mas James Cameron foi capaz de resumi-la em apenas duas frases esmagadoras.

Foto: Adoro Cinema

Em 1988, vinte anos depois de Planeta dos Macacos, a Fox pensou em fazer uma nova sequência que retornasse aos padrões mínimos de qualidade depois que as sucessivas sequências estavam perdendo peso e orçamento (mesmo assim, recomendo que as veja, pois são muito imaginativas).

Publicidade

A ideia não era fazer um sexto filme, mas uma sequência alternativa estrelada por Tom Cruise ou Charlie Sheen. E, no entanto, o castelo de cartas caiu por conta de seu próprio peso. Foi o primeiro de muitos erros que não deram em nada.

Cineastas como (preste atenção nos nomes) Peter Jackson, Oliver Stone, Sam Raimi, Chuck Russell, Phillip Noyce, Chris Columbus, Roland Emmerich e James Cameron estavam passando pela cadeira de diretor de projetos truncados relacionados à franquia até que, finalmente, Tim Burton teve sucesso com sua ideia de não fazer nem um remake nem uma sequência, mas uma "reimaginação".

E James Cameron, que esteve perto de filmar sua ve…

Leia o artigo em AdoroCinema

Publicidade

"É uma ótima representação": Planeta dos Macacos - O Reinado tem uma conexão assustadora com a vida real (Entrevista)

Nova trilogia de Planeta dos Macacos vai alcançar o original de 1968? Diretor não quer remake do clássico de ficção científica

"Foi intimidante": Astro de Planeta dos Macacos: O Reinado passou por perrengue ao interpretar um animal no filme de ficção científica

"Foi o que me fez querer ser ator": Como esta clássica franquia de ficção científica impactou estrela do novo Planeta dos Macacos (Entrevista)

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se