A espera está quase no fim, esta semana, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood irá revelar os indicados ao Oscar 2026. O Brasil concorre com O Agente Secreto, novo longa de Kleber Mendonça Filho (Bacurau), na categoria de Melhor Filme Internacional, mas também cotado a outras, como Melhor Ator para Wagner Moura (Praia do Futuro) e Melhor Roteiro Original. Este, no entanto, não é o único filme brasileiro com chances de aparecer entre os indicados. Saiba que horas acontece a premiação e quem pode pintar:
Os filmes brasileiros com chances de indicação
Além de, O Agente Secreto, pré-indicado ao Oscar em Melhor Filme Internacional e Melhor Direção de Elenco, e cotado em outras categorias, como já citado, o Brasil pode ser nomeado ainda com o documentário Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, que aparece na shortlist de Melhor Documentário.
Outro potencial representante é o curta Amarela, do diretor e roteirista André Hayato Saito, que aparece na pré-lista de Melhor Curta-metragem, além de Yanuni, produzido pela cacica Juma Xipaia e por Leonardo DiCaprio, com direção de Richard Ladkani (Perseguição em Alto Mar e O Extermínio do Marfim), também na categoria de Melhor Documentário. Adolpho Veloso, brasileiro responsável pela fotografia de Sonhos de Trem, é forte aposta na categoria de Melhor Fotografia.
Afinal, que horas serão anunciados os indicados ao Oscar 2026?
No dia 22 de janeiro, a partir das 10h30 (horário de Brasília), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciará os indicados ao Oscar 2026 em suas principais redes sociais (TikTok, YouTube, Instagram e Facebook). A leitura dos indicados ficará a cargo de Danielle Brooks, de A Cor Púrpura, e Lewis Pullman, de Thunderbolts.
Depois disso, a votação para definir os vencedores acontecerá entre 26 de fevereiro e 5 de março, e os resultados serão revelados na cerimônia de entrega das estatuetas, marcada para o dia 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.