Indicado nesta segunda-feira, 8, ao Globo de Ouro pelo papel em O Agente Secreto, Wagner Moura concorreu ao prêmio pela primeira vez há uma década, em 2016. Na ocasião, o brasileiro disputou uma das categorias dedicadas à televisão, pelo trabalho na série Narcos, da Netflix.
Na trama, Moura viveu o narcotraficante colombiano Pablo Escobar. Apesar da interpretação elogiada pela crítica, o ator acabou perdendo o prêmio de Melhor Ator em Série de Drama para o americano Jon Hamm, que conquistou a estatueta pelo papel de Don Draper na última temporada de Mad Men.
Também concorreram na categoria Rami Malek por Mr. Robot, Bob Odernkirk por Better Call Saul, e Liev Schreiber por Ray Donovan.
Naquele ano, a série Narcos, então na primeira de três temporadas, foi indicada também na categoria de Melhor Série de Drama, que premiou Mr. Robot.
A nomeação de Moura ao prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama no Globo de Ouro 2026 é histórica para o Brasil: é a primeira vez que um brasileiro é indicado à categoria masculina de ator principal.
Ele concorre com Joel Edgerton (Sonhos de Trem), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (Coração de Lutador). Michael B. Jordan (Pecadores) e Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido). A cerimônia será realizada em 11 de janeiro.