Em 2017, o diretor Quentin Tarantino quase dirigiu um filme no universo de Star Trek. Apesar do projeto ter sido anunciado ao público, a produção do longa acabou nunca acontecendo. O ator Simon Pegg, no entanto, jamais esqueceu do roteiro "insano" feito para o filme.
"Era exatamente o que você esperaria de um roteiro de Star Trek escrito por Quentin Tarantino", revelou o ator. "Não sei como teria sido recebido pelos fãs, mas certamente teria sido algo interessante", finalizou o ator.
Apesar da produção não ter ido para frente, sabe-se que a trama do filme se passaria em um planeta distante inspirado na cultura gângster norte-americana dos anos 1920. O roteirista Mark L. Smith, que ajudaria Tarantino na criação da história, já falou sobre o projeto.
"Lembro que estávamos conversando e ele [Tarantino] disse: 'Se eu aceitar a ideia de que Star Trek pode ser meu último filme, a última coisa que eu faço. É assim que quero terminar minha carreira?'", afirmou o roteirista em entrevista ao site Collider em 2023. "Ele começou a se preocupar com o número de filmes dele", comentou. "Acho que foi o problema que ele nunca conseguiu resolver".
Com nove longas em sua filmografia — ele conta a duologia de Kill Bill como um único volume —, Tarantino já falou em mais de uma ocasião que se aposentará após lançar o seu décimo filme. Para se manter fiel a sua lógica, então, o diretor abriu mão de dirigir Star Trek. Em 2024, ele engavetou a produção do filme The Movie Critic pelo mesmo motivo.