Nesta quinta, 22 de janeiro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou os indicados à 98ª edição do Oscar. Emma Stone, que concorre na categoria de Melhor Atriz por Bugonia, realizou um feito único: aos 37 anos, ela se tornou a mulher mais jovem da história a receber sete indicações ao prêmio, quebrando o recorde anterior de Meryl Streep.
Streep alcançou sua sétima indicação aos 38 anos pelo longa Ironweed (1988). No ranking geral, a única pessoa que supera Stone atualmente é Walt Disney, que chegou ao mesmo número com 34 anos, em 1936.
Stone já venceu a estatueta de Melhor Atriz em duas ocasiões, por sua atuação em La La Land: Cantando as Estações (2016) e Pobres Criaturas (2023).
Nesta edição, Stone também quebra outro recorde como a primeira mulher a ser indicada duas vezes, pelo mesmo filme, como produtora e atriz. Frances McDormand foi a primeira a fazê-lo, em 2021, por Nomadland. Stone alcançou o feito em 2023 com Pobres Criaturas e, agora, com Bugonia, que também compete na categoria de Melhor Filme.
Na categoria de Melhor Atriz em 2026, Stone disputa o prêmio com Jessie Buckley (Hamnet), Rose Byrne (Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria), Kate Hudson (Song Sung Blue) e Renate Reinsve (Valor Sentimental). Confira, a seguir, todas as indicações de Emma Stone ao Oscar.
Relembra todas as indicações de Emma Stone ao Oscar
- 2015: Melhor Atriz Coadjuvante por Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
- 2017: Melhor Atriz por La La Land: Cantando Estações [VENCEDORA]
- 2019: Melhor Atriz Coadjuvante por A Favorita
- 2024: Melhor Atriz por Pobres Criaturas [VENCEDORA]
- 2024: Melhor Filme por Pobres Criaturas (produtora)
- 2025: Melhor Atriz por Bugonia
- 2025: Melhor Filme por Bugonia (produtora)
Sobre Bugonia
Dirigido por Yorgos Lanthimos (Pobres Criaturas, A Favorita), Bugonia é uma comédia de humor ácido na qual dois homens obcecados por teorias da conspiração (Jesse Plemons eAidan Delbis) se convencem de que a CEO de uma grande empresa (Stone) é uma alienígena que deseja destruir o planeta. Eles, então, arquitetam um plano para sequestrá-la e negociar a salvação da Terra.
Segundo crítica da Rolling Stone Brasil, Bugonia "quer ser uma crítica ao presente — às teorias conspiratórias, à masculinidade delirante e à paranoia digital —, mas acaba apenas zombando dessas figuras sem realmente compreendê-las".
Porém, a atuação de Stone transforma o filme. "A entrega de Stone é física e emocional: seja ao topar raspar a cabeça, suportar o absurdo das torturas às quais sua personagem é submetida ou em sustentar o silêncio apenas com o olhar. Cada gesto, cada expressão, cada frase — que não sabemos se são verdade ou não —, torna-se um contraste com o universo excêntrico e estranho que a cerca", escreve a crítica.
Assista ao trailer a seguir:
https://youtu.be/giAMydh9_4I
O Oscar 2026 acontece no dia 15 de março em Los Angeles, a partir das 22h (horário de Brasília). No Brasil, o evento será transmitido pelo HBO Max, TNT e Globo.