Em 14 de dezembro de 1990, um clássico cult chegava aos cinemas: Edward Mãos de Tesoura. Estrelando os ícones Johnny Depp e Winona Ryder, o longa marcaria o cinema para sempre por sua narrativa pouco convencional e muito emocionante. Tim Burton (O Estranho Mundo de Jack) insere na trama seu olhar excêntrico, dirigindo esse conto em estilo gótico que confronta o diferente na sociedade suburbana estadunidense.
A trama acompanha o protagonista de Depp, um ser humano artificial construído por um inventor (Vincent Price) que falece antes de conseguir terminar seu projeto, deixando-o com tesouras no lugar das mãos. Ele tenta se integrar à vida normal após ser acolhido por Peg Boggs (Dianne Weist) e sua família, incluindo a filha Kim (Ryder). Apesar de ser gentil com todos ao seu redor, a estranheza de sua aparência torna difícil para Edward encontrar pertencimento numa cidade pacata.
Sucesso de crítica e público, o filme foi nomeado ao Oscar na categoria de Melhor Maquiagem e Depp foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical. Hoje, ele continua a conquistar fãs de todas as idades durante o Halloween e as festas de fim de ano.
Essa também foi a primeira de muitas colaborações entre o Burton e o Depp. Durante entrevista no Festival Intercional de Cinema de Marrakech, Burton anunciou que eles com certeza voltarão a trabalhar juntos no futuro, mas em projetos totalmente novos. "Há certos filmes dos quais não quero fazer uma sequência. Eu não queria fazer uma sequência de [Edward Mãos de Tesoura] porque parecia algo único. Eu não queria uma sequência de O Estranho Mundo de Jack porque também parecia algo único. É melhor deixar certas coisas sozinhas, e essa, para mim, é uma delas", disse (via People).
Em homenagem aos 35 anos dessa obra-prima, venha descobrir onde está o elenco de Edward Mãos de Tesoura atualmente.
Jonnhy Depp (Edward Mãos de Tesoura)
Depp estava crescendo em sua carreira quando interpretou Edward Mãos de Tesoura, após ter protagonizado longas como A Nightmare on Elm Street (1984), Platoon (1986), e a série de TV 21 Jump Street (1987-1990).
Após o filme, Depp iniciou uma parceria de décadas nos papéis peculiares de Burton. Ele estrelou em Ed Wood (1994), A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), A Noiva Cadáver (2005), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007), Alice no País das Maravilhas (2010), Sombras do Noite (2012) e Alice Através do Espelho (2016).
Segundo Depp, o roteiro de Edward Mãos de Tesoura "atravessou tudo, absolutamente tudo, e foi até o âmago de quem eu sou. A escrita era linda. O personagem era lindo . O que eu acho que me atraiu emocionalmente foi que Edward era eu. É exatamente o que eu deveria estar fazendo", disse em entrevista na série documental Tim Burton: Life in the Line, de Tara Wood.
Depp ainda foi reconhecido por grandes filmes como Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador (1993), Donnie Brasco (1997), Rango (2011), Aliança do Crime (2015), Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016) e Assassinato no Expresso do Oriente (2017).
Em 2003, ele interpretou pela primeira vez o papel de Jack Sparrow na franquia Piratas do Caribe, que reprisaria em em cinco filmes até 2017.
Depp tem dois filhos com sua ex-esposa Vanessa Paradis: o filho Jack e Lily-Rose (Nosferatu), que seguiu os passos do pai como atriz.
Após se afastar de Hollywood devido ao processo e subsequente julgamento de seis semanas com sua ex-esposa Amber Heard, ator retornará aos cinemas em 13 de novembro de 2026, em Ebenezer: Um Conto de Natal, a adaptação cinematográfica da obra de Charles Dickens.
Winona Ryder (Kim Boggs)
Edward Mãos de Tesoura não foi a primeira vez que Ryder se envolveu com o universo de Burton: em 1988, ela já havia interpretado o papel de Lydia Deetz na comédia Beetlejuice: Os Fantasmas se Divertem.
"Você [Burton] deu voz à minha personalidade. Você reforçou minha confiança para ser eu mesma, para ir contra a corrente do conformismo", agradeceu Ryder durante a cerimônia de homenagem a Burton na Calçada da Fama de Hollywood em 2024 (via Entertainment Weekly). "Sua inclusão criativa me mostrou o que é uma verdadeira colaboração artística e, em outras palavras, você fez com que ser uma garota diferente não fosse apenas aceitável, mas algo a ser celebrado e até mesmo legal."
Após estourar com Heathers (1989) Winona construiu uma carreira ascendente. Ela atuou em diversos filmes de destaque, como A Época da Inocência (1993), Adoráveis Mulheres (1994) — pelos quais foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Atriz, respectivamente — Alien: A Ressurreição (1997) e Garota, Interrompida (1999). Apesar de nunca ter vencido um Oscar, a atriz levou para casa um Globo de Ouro por A Era da Inocência.
Ela se reuniu novamente com Burton anos depois, dublando a animação Frankenweenie (2012) e reprisando seu papel como Lydia na sequência Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice (2024).
Hoje, Ryder também é uma das estrelas de Stranger Things, pela qual venceu um SAG Award em 2017. Os episódios finais da série de TV chegarão à Netflix entre o Natal e o Ano Novo.
Ela teve um relacionamento amoroso com Depp nos anos 90, e hoje namora o designer Scott Mackinlay Hahn desde 2011.
Dianne Wiest (Peg Boggs)
Antes de ser a mãe em Edward Mãos de Tesoura, Wiest já havia ganhado o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em Hannah e Suas Irmãs (1986), de Woody Allen, e estrelado grandes filmes como Os Garotos Perdidos (1987) e Parenthood (1989) — no qual foi indicada ao mesmo prêmio.
Depois, Wiest continuou a conseguir papéis importantes, em filmes como Balas Sobre a Broadway (1994), A Gaiola das Loucas (1996), Da Magia à Sedução (1998), O Encantador de Cavalos (1998) e Uma Lição de Amor (2001). Na TV, a atriz vencedora do Emmy interpretou Nora Lewin em Law & Order, de 2000 a 2002.
Mais recentemente, ela fez Eu Me Importo Muito (2020) e Apartamento 7A (2024) e apareceu nas séries Only Murders in the Building e Elsbeth. Wiest também é bastante conhecida como atriz de teatro, tendo atuado em peças como The Art ofDining, Three Sisters e Serenading Louie. Ela é mãe de duas filhas, Emily e Lily.
Anthony Michael Hall (Jim)
Anthony Michael Hall era uma estrela nos anos 80 — com papéis de destaque em Gatinhas & Gatões (1984), Clube dos Cinco (1985), por exemplo — além de ter participado por uma temporada do elenco do Saturday Night Live. Em Edward Mãos de Tesoura, ele interpretou Jim, namorado de Kim.
Em uma entrevista de 2024 para o Business Insider (via People), Hall elogiou Burton como "um Walt Disney dos tempos modernos" e relembrou o tempo em que trabalharam juntos. Segundo ele, o diretor era "de voz suave e muito tranquilo" até se tornar "tão vibrante quando estava no set".
Desde então, Hall continuou estrelou longas como Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo (2014) e A Lei da Noite (2016). Na TV, ele participou de The Dead Zone, Awkward, Riverdale, The Goldbergs, Wandinha, entre outros.
Em 2023, Hall teve um filho, Michael Anthony Hall II, com sua esposa desde 2020, Lucia Oskerova.
Alan Arkin (Bill Boggs)
Alan Arkin já atuava há décadas antes de interpretar Bill, marido de Peg, no filme de Burton.
Após a faculdade, Arkin teve uma breve carreira na música antes de se tornar um dos primeiros membros do The Second City, empresa de comédia de improvisação originada em Chicago em 1959. Dois anos depois, em 1961, ele realizou sua estreia oficial na Broadway em From the Second City, e ganhou um Tony por Enter Laughing em 1963.
Nessa época, o ator também se aventurou no cinema, marcando sua presença em Os Russos Estão Chegando! Os Russos Estão Chegando! (1966) e O Coração é um Caçador Solitário (1968) — que lhe renderam duas indicações ao Oscar.
Após Edward Mãos de Tesoura, Arkin participou de longas como Glengarry Glen Ross (1992), Gattaca (1997), Jakob, o Mentiroso (1999), e, em 2006, conquistou sua terceira indicação ao Oscar como o avô da família em Pequena Miss Sunshine (2006). Em 2012, veio sua última indicação a Melhor Ator Coadjuvante, por Argo (2012).
Ele também teve uma carreira de sucesso na televisão, com papéis em Chicago Hope, 100 Centre Street, The Pentagon Papers e The Kominsky Method.
Arkin era pai de três filhos e casou-se com sua terceira esposa, Suzanne Newlander, em 1996. Ele morreu em junho de 2023, aos 89 anos.
Kathy Baker (Joyce)
Kathy Baker fez o o papel de Joyce, uma dona de casa que se interessa por Edward. Sua primeira aparição nas telonas ocorreu sete anos antes, no longa Os Eleitos: Onde o Futuro Começa (1983). A partir daí, ela atuou em Um Caso de Assassinato (1985), Armação Perigosa (1987), Marcas de um Passado (1988) e Meu Pai, uma Lição de Vida (1989).
Após estrelar no filme de Burton, Baker liderou o elenco da famosa série de TV americana dos anos 90 Picket Fences e, posteriormente, apareceu em séries como Touched by anAngel, Boston Public e The Ranch. No cinema, ela teve papéis em Regras da Vida (1999), Cold Mountain (2003), Questão de Vida (2005), Saving Mr. Banks (2013) e A Incrível História de Adaline (2015).
Mais recentemente, ela participou do spin-off Orphan Black: Echoes (2023) e da série de terror Teacup, em 2024.
Baker é casada com o diretor Steven Robman desde 2003 e tem dois filhos com seu ex-marido, Donald Camillieri.
Robert Oliveri (Kevin Boggs)
Quando Robert Oliveri conseguiu o papel de Kevin, o filho mais novo da família Bogg, ele havia aparecido recentemente no filme Querida, Encolhi as Crianças (1989).
Desde Edward Mãos de Tesoura, Oliveri teve seu último papel na sequência de 1992, Querida, Encolhi as Crianças - Parte 2 , e permaneceu afastado das telonas desde então.
Vincent Price (O Inventor)
Burton recorreu a um verdadeiro ícone do terror, Vincent Price, para dar vida ao Inventor, responsável pela criação de Edward.
Entre 1930 e 1990, Price estrelou clássicos do cinema, como Museu de Cera (1953), A Mosca da Cabeça Branca (1958), A Casa dos Maus Espíritos (1959) e diversas adaptações cinematográficas das obras de Edgar Allan Poe. Ele também narrou o videoclipe do sucesso "Thriller", de Michael Jackson.
Fora do gênero do terror, ele participou de filmes como Os Três Mosqueteiros (1948), Os Dez Mandamentos e As Baleias de Agosto (1987). Edward Mãos de Tesoura foi o último filme de Price lançado durante sua vida. Ele faleceu em 1993, aos 82 anos.