Existe 'ruivofobia' em Hollywood?

Quando a 'ruivofobia' nas adaptações é usada para justificar racismo.

22 mar 2023 - 17h26
(atualizado em 23/3/2023 às 17h11)
Ruivofobia e racismo em Hollywood
Video Player

Quando foi anunciado que a adaptação de A Pequena Sereia teria uma protagonista negra, sua intérprete Halle Bailey sofreu diversos ataques e ofensas na internet, incluindo ameaças de morte. Ainda assim, muitos espectadores insistem em comparar uma suposta 'ruivofobia' na indústria com o racismo enfrentado por atores e atrizes afroamericanos.

Halle Bailey interpreta Ariel no live-action de "A Pequena Sereia"
Halle Bailey interpreta Ariel no live-action de "A Pequena Sereia"
Foto: Divulgação/Disney

Claro, qualquer minoria pode estar suscetível a sofrer preconceitos. O problema é quando se usa este preconceito - neste caso, contra pessoas ruivas - para disfarçar casos de racismo. Não precisa ir muito longe para ligar os pontos: a página que realizou todos os posts citados no vídeo acima foi a mesma já realizou diversas outras publicações zombando de escalações de atores negros em quaisquer adaptações - fossem elas originalmente protagonizadas por ruivos ou não.

Publicidade

O que se percebe, então, diante disso, é que a causa é apenas usada como muleta para que agora haja "justificativa" nas reclamações envolvendo uma gama maior de diversidade. Assista o vídeo acima para entender melhor a situação e deixe também sua opinião sobre o assunto!

Foto:
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se