PUBLICIDADE

Tudo sobre abacate: veja por que fruta faz bem para a saúde e aprenda receitas

Muito além da guacamole, o abacate é um excelente fonte de nutrientes; confira receitas saudáveis

6 jun 2024 - 14h51
Compartilhar
Exibir comentários
Abacate
Abacate
Foto: iStock

Para muitos, a primeira coisa que vem à mente quando se fala em abacate é a famosa guacamole. Mas além de ser o ingrediente base para esse prato típico da culinária mexicana, o abacate também pode ser um aliado da saúde.

Apesar de não ser uma fonte significativa de proteína, o abacate é rico em gorduras saudáveis, fibras, vitaminas e minerais. Ele também tem naturalmente baixo nível de açúcar, contendo apenas cerca de 0,2 gramas de açúcar por colher de sopa, e é uma boa fonte de ômega-3.

A nutricionista Bianca Gonçales de Oliveira explica seus benefícios e dá receitas deliciosas para fazer com a fruta.

Quais são os benefícios do abacate?

Uma grande vantagem do abacate é sua contribuição para a saúde da pele, cabelo e função cerebral devido às suas vitaminas e antioxidantes. Outro benefício está relacionado à saúde cardiovascular devido às gorduras saudáveis presentes em sua composição. Esse perfil lipídico saudável, ajuda a reduzir o colesterol LDL (conhecido como "colesterol ruim") e aumentar o colesterol HDL (o chamado "colesterol bom").

Qual é a maneira mais saudável de comer abacate?

O ideal é consumi-lo em sua forma natural, como em saladas, guacamole ou em sanduíches. Uma dica de ouro é evitar a adição de grandes quantidades de sal ou açúcar nos preparos, para garantir o potencial saudável da fruta.

Para aqueles que estão sob dietas de redução calórica, sua ingestão deve ser em pequenas quantidades, uma vez que a fruta possui alto teor calórico. Em relação à quantidade diária, a sugestão da nutricionista é consumir até metade de um abacate por dia.

Para que serve o caroço do abacate?

"O caroço do abacate não é comestível, mas pode ser usado para fazer chá ou extratos, embora não haja muitas evidências científicas sobre seus benefícios", revela Bianca Gonçales de Oliveira.

Receitas saudáveis com abacate para introduzi-lo na dieta

Além de consumir a fruta pura e in natura, a nutricionista também dá dicas de receitas práticas e rápidas para testar no dia a dia. Confira!

Saladinha de abacate fácil

Uma entradinha perfeita e saudável, para fazer esta saladinha de abacate você precisará de apenas seis ingredientes: abacate, tomate cereja, cebola roxa e temperos.

Confira a receita

Maionese de abacate

Esta maionese de abacate saudável leva creme de ricota light e azeite de oliva. Pronta em instantes, é perfeita para passar no pão.

Confira a receita

Mousse de abacate

Para quem é do "time doce", esta receita de mousse de abacate saudável é uma delícia e não contém lactose.

Confira a receita

Por que o suco de uva é o queridinho das dietas saudáveis?

Especialistas explicam que incluir o suco de uva na dieta é uma ótima ideia. Rica em vitaminas e minerais, a bebida traz muitos benefícios para a saúde. Entenda aqui.

Para uma dieta saudável, aposte também no óleo de coco

Andrea Ferrara, nutricionista clínica e funcional, conta quais são os benefícios do óleo de coco para a saúde e dá receitas para inseri-lo no dia a dia. Veja o guia completo.

Vinagre de maçã também é grande aliado na melhora da saúde

A nutricionista esportiva e funcional, Thaís Barca, ensina a utilizar o vinagre de maçã como aliado no emagrecimento e faz bem para a saúde estomacal e para o metabolismo. Confira aqui.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade