Conhecida por interpretar Jan Levinson, vice-presidente de vendas da distribuidora de papel Dunder Mifflin, em The Office, Melora Hardin participou de outro projeto que marcou a cultura pop: De Volta para o Futuro (1985). No entanto, ela acabou sendo demitida do filme estrelado por Michael J. Fox (Marty McFly) e Christopher Lloyd (Emmett Brown).
Originalmente, a artista tinha sido escalada para interpretar Jennifer Parker, namorada de Marty. No fim, a personagem foi vivida por Claudia Wells, que também atuou em Fast Times (1986), Herbie, the Love Bug (1982) e Alien Armageddon (2011). Nas sequências — De Volta para o Futuro 2 (1989) e De Volta para o Futuro 3 (1990) —, Jennifer foi interpretada por Elisabeth Shue, de O Santo (1997), O Homem sem Sombra (2000) e Karatê Kid: A Hora da Verdade (1984).
Um dos motivos da saída de Hardin teria sido sua altura: ela é 20 centímetros mais alta que Fox, escalado para o papel após problemas do diretor, Robert Zemeckis, com Eric Stoltz, que foi demitido do papel principal após o início das filmagens.
Em entrevista à Entertainment Weekly, a atriz relembrou do tempo em que foi contratada para atuar em De Volta para o Futuro e como a demissão a afetou. "Foi uma grande decepção. Eu tinha 17 anos, sabe? Eu desabei de chorar", afirmou. Ela atuava desde os 10 anos, e seu primeiro trabalho de destaque foi no seriado Little House on the Prairie.
Foi muito triste. Lembro-me de várias coisas que nunca chegaram a ser produzidas. Mas que me lembro de ter sido muito difícil.
Além disso, a artista de 58 anos disse que o fracasso faz parte da carreira de atriz: "Para chegar onde estou, você precisa ter fracassado mais do que tido sucesso. Acho que as pessoas não percebem isso quando olham de fora — você precisa ser alguém que se sinta confortável com o fracasso e com se arriscar o tempo todo. Que o fracasso não significa nada sobre você. Você só precisa fracassar melhor e continuar fracassando melhor... para conseguir realmente superar essa escolha de carreira."
O que Michael J. Fox falou sobre Melora Hardin em De Volta para o Futuro?
Na autobiografia Future Boy: Back to the Future and My Journey Through the Space-Time Continuum (2025), Michael J. Fox falou sobre a saída de Melora Hardin do elenco de De Volta para o Futuro. "Minha altura me favoreceu quando eu era um ator adolescente interpretando uma criança mais nova, mas se voltou contra mim quando me candidatei a papéis românticos ao lado de atrizes mais altas", escreveu.
"Lamento que esse preconceito tenha afetado inadvertidamente outra integrante do elenco de De Volta para o Futuro — Melora Hardin, a talentosa atriz que interpretou Jennifer, namorada de Marty, ao lado do perfeitamente alto Eric Stoltz", continuou.
Segundo o ator, Zemeckis não se importava com a diferença de 20 centímetros de altura do casal de personagens, mas o cineasta mudou de ideia quando ele consultou algumas mulheres da equipe de produção: "Elas o asseguraram de que a garota alta e bonita do ensino médio escolhe raramente o rapaz baixinho e bonito."
Ninguém pediu minha opinião, mas eu teria defendido Melora. A única coisa que me interessava era elevar a qualidade do meu trabalho.