7 filmes para ver com sua mãe neste Dia das Mães

De Red: Crescer é Uma Fera até No Ritmo do Coração, veja uma seleção de 7 filmes para ver com sua mãe neste Dia das Mães

12 mai 2024 - 19h06
(atualizado em 13/5/2024 às 19h21)

Embora a gente saiba que todo dia é dia das mães, convencionou-se adotar o segundo domingo do mês de maio como uma data para celebrar as figuras maternas das nossas vidas. Uma comemoração que, além de presentes, homenagens e lembranças muito bem-vindas, é importante também para passar um tempo de qualidade com quem nos ama incondicionalmente.

Foto: Divulgação/Netflix, Disney e Fox / Canaltech

Pensando nisso, o Canaltech montou uma lista com longa-metragens inspiradores para ver neste Dia das Mães. Filmes que mostram diferentes tipos de relações entre mãe e filho, mas que falam também sobre famílias, sonhos, ajudar o próximo e servir de exemplo.

Publicidade
No Ritmo do Coração é um filme delicado sobre relações familiares (Imagem: Divulgação/Apple TV+)
Foto: Canaltech

Entre os títulos está, por exemplo, o ganhador do Oscar, No Ritmo do Coração, que conta a história de uma jovem que sonha em viver de música, mas precisa ajudar a família surda quando seu negócio de pesca é ameaçado. Além disso, há também o divertidíssimo Minha Mãe é Uma Peça, o primeiro de uma trilogia brasileira de grande sucesso estrelada por Paulo Gustavo.

Isso, sem falar do colorido e apaixonante Wonka ou do comovente Pequena Miss Sunshine, este último uma comédia dramática que conta com uma família disfuncional muito interessante. Confira abaixo esses e outros títulos imperdíveis, para fazer você e sua mãe se emocionarem neste Dia das Mães.

7. Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta

Adaptação de um livro de mesmo nome escrito por Jennifer Mathieu, Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta é um filme de comédia dramática lançado em 2021. Dirigido e também estrelado por Amy Poehler (Parks and Recreation), que faz a mãe da protagonista, o longa conta a história de Vivian, uma jovem de 16 anos que está cansada de aceitar calada a misoginia ao seu redor.

Influenciada por um caso de assédio que presencia e pelo passado da mãe, uma outrora jovem "rebelde", que queria derrubar o patriarcado, ela decide começar uma mobilização na própria escola, criando uma zine chamada Moxie com denúncias machistas. Vibrante e inspirador, o título conta com Hadley Robinson (Remando para o Ouro) em seu papel principal.

Publicidade

Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta pode ser visto na Netflix.

6. Minha Mãe é Uma Peça

Um dos filmes brasileiros mais bem-sucedidos de todos os tempos, Minha Mãe é Uma Peça é um longa-metragem de comédia nacional dirigido por André Pellenz (D.P.A - O Filme). Escrito e protagonizado por Paulo Gustavo (Minha Vida em Marte), ele é baseado na peça de teatro anteriormente montada pelo comediante - um espetáculo inspirado, por sua vez, nas histórias vividas por sua própria mãe, Dona Deia.

A trama segue os passos de Dona Hermínia, uma dona de casa de meia-idade, divorciada e bastante turrona, que vive implicando com os filhos, Marcelina e Juliano. Um dia, Hermínia descobre que os filhos a acham uma chata e, chateada com a informação, decide sair de casa sem avisar ninguém, deixando todos preocupados. 

Minha Mãe é Uma Peça faz parte do catálogo da Netflix e do Globoplay.

5. Red: Crescer é uma Fera

Animação da Pixar, Red: Crescer é uma Fera é um filme de fantasia, comédia e drama dirigido por Domee Shi - o primeiro da empresa, inclusive, exclusivamente dirigido por uma mulher. Ambientado em 2002, ele conta a história de Mei Lee, uma garota de 13 anos, que vive os típicos conflitos dessa fase da vida enquanto tenta agradar sua rígida e superprotetora mãe.

Tudo muda, no entanto, quando a protagonista passa a se transformar em um panda-vermelho toda vez que vive fortes emoções. Uma "habilidade" incontrolável que ela acaba tendo que revelar aos seus pais e que a faz descobrir estar ligada aos seus antepassados. A partir daí, Mei se vê mergulhando na vida de sua mãe, tias e avós, ao mesmo tempo em que vive a proximidade do show de sua boy-band preferida.

Publicidade

Red: Crescer é uma Fera está disponível na Netflix.

4. Dumplin'

Baseado no romance de mesmo nome de Julie Muphy, Dumplin' é uma comédia dramática de 2020 dirigida por Anne Fletcher. Estrelada por Danielle Macdonald (O Turista) e Jennifer Aniston (Friends), a produção fala sobre relacionamento materno, aceitação e empoderamento, tudo isso embalado em uma história divertida e inspiradora.

A trama, ambientada em uma cidadezinha do Texas, conta a história de Willowdean, uma jovem acima do peso muito confiante com seu corpo, apesar do background de sua mãe - uma ex-miss que ainda organiza concursos de beleza.

Um dia, no entanto, cansada de toda a pressão estética em seu entorno, Will decide fazer um protesto se inscrevendo no concurso de misses da sua cidade. Uma atitude que encoraja outras competidoras.

Dumplin' pode ser assistido na Netflix.

3. No Ritmo do Coração

Vencedor de três prêmios Oscar, incluindo o de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Troy Kotsur) e Melhor Roteiro Adaptado, No Ritmo do Coração é um filme de drama escrito e dirigido por Sian Heder (Tallulah). Lançado em 2021, ele é o remake de um filme franco-belga, que conta com um elenco de atores surdos para interpretar os personagens surdos de sua trama.

Publicidade

Ambientado em uma cidade costeira de Massachusetts, ele segue os passos de Ruby Rossi, uma jovem de 16 anos, única ouvinte em uma família de surdos. Apaixonada por canto, ela é incentivada por seu professor a tentar uma faculdade particular de música, mas se vê dividida entre seguir seu sonho ou continuar ajudando sua família, que trabalha com pesca e precisa do seu apoio nos negócios.

No Ritmo do Coração está disponível no Amazon Prime Video.

2. Wonka

Filme de fantasia lançado em 2023, Wonka é um prequel de A Fantástica Fábrica de Chocolate, um musical sobre as origens do famoso chocolateiro Willy Wonka. Dirigido por Paul King (As Aventuras de Paddington) e estrelado por Timothée Chalamet (Duna), que dá vida a uma versão ainda mais colorida e inocente do personagem-título, o longa-metragem conta com a participação de Hugh Grant (Um Lugar Chamado Notting Hill), na pele do primeiro Oompa Loompa.

Dono de um visual de tirar o fôlego, o longa-metragem conta a história de Wonka, um mágico, inventor e chocolateiro, que sonha em abrir uma loja de chocolates nas Galerias Gourmet. Com seus doces deliciosos e mágicos, ele conquista seus primeiros clientes, mas chama a atenção de um cartel de empresários da cidade, que tem medo da concorrência e deseja vê-lo longe dali.

Wonka faz parte do catálogo da Max.

1. Pequena Miss Sunshine

Road movie bastante original, Pequena Miss Sunshine é um filme tragicômico dirigido por Jonathan Dayton (A Guerra dos Sexos). Indicado a quatro prêmios Oscar, incluindo o de Melhor Filme, ele conta a história de uma família disfuncional, formada por uma dona de casa e um coach, seus dois filhos - uma garotinha e um adolescente em crise -, um tio depressivo e um desbocado avô.

Publicidade

A história começa quando Olive, a caçula da família, que sempre sonhou em ser uma miss, descobre que se classificou para um concurso de beleza, o Little Miss Sunshine. Uma notícia que leva todos os familiares a embarcarem em uma viagem cheia de reviravoltas até a Califórnia para realizarem o sonho da menina.

Pequena Miss Sunshine pode ser assistido no Star+.

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se