Blocos do carnaval de rua de São Paulo que desfilam pela região de Pinheiros, na zona oeste da capital paulista, podem ser transferidos para a pista local da Marginal Pinheiros, caso a prefeitura aceite a proposta enviada pelo 23º Batalhão da Polícia Militar de Pinheiros à Câmara dos Vereadores.
- Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O documento oficial, assinado pelo tenente-coronel Marcelo Vinicius Costa Rezende, propõe que os blocos que tradicionalmente desfilam na Avenida Brigadeiro Faria Lima e na Rua Henrique Schaumann sejam transferidos para a pista local da Marginal Pinheiros, em um trecho de cerca de dois quilômetros entre a Rua Ofélia e a Avenida dos Semaneiros.
No ofício, a Polícia Militar também pede que sejam proibidos os desfiles de blocos de rua pela região conhecida como Baixo Pinheiros, alegando que a área sofre com a concentração de foliões e causa distúrbio a moradores e ao comércio local.
"A combinação de desfiles com comércio local de bares causa grande desordem, impacto no trânsito, perturbação do sossego público aos residentes, grande quantidade de sujidade e extrema dificuldade de dispersão e limpeza pelos órgãos, tornando o emprego de recursos públicos ineficiente pela pulverização excessiva", diz um trecho do documento.
A PM também argumentou que a concentração dos blocos em apenas uma via expressa causaria menos transtorno e daria a oportunidade de foliões curtirem mais de um desfile.
Em nota enviada ao Terra, a SPTuris, que voltou a organizar o carnaval de rua de São Paulo, declarou que não há nenhum plano para a realização de desfiles de blocos na Marginal Pinheiros.
"A SPTuris informa que nenhum dos trajetos do Carnaval de Rua será transferido para a Marginal Pinheiros. A Comissão Especial de Organização do Carnaval de Rua de 2026, constituída em setembro, já iniciou a organização da festa do próximo ano e todos os trajetos dos blocos inscritos estão em fase de análise e validação", diz o comunicado.
Gustavo Pires, presidente da SPTuris, se pronunciou por meio de um vídeo publicado nas redes sociais. "A Comissão do Carnaval de Rua de São Paulo, em hipótese alguma, discutiu a viabilidade de mexer em um ou mais dos trajetos para as Marginais. Está saindo um boato que estaria indo para a Marginal Pinheiros, por exemplo, alguns dos trechos do carnaval de rua de São Paulo. Isso é falso. Essa informação é falsa. A comissão sequer discutiu o tema. Não há hipótese alguma de grandes alterações nos trajetos de São Paulo", declarou.