O carnaval de Salvador chega ao fim nesta terça-feira, 17, com várias tretas entre os artistas que se apresentaram na capital baiana e que repercutiram por todo o Brasil. Entre as polêmicas que rolaram, tiveram confusões entre os cantores que comandaram trios elétricos e também a acusação de racismo contra Carla Perez.
- Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Relembre abaixo as polêmicas:
Kannário e Ivete Sangalo
O cantor Igor Kannário, conhecido como Príncipe do Gueto, começou uma polêmica com Ivete Sangalo. O artista contou que bloqueou Ivete Sangalo nas redes sociais após a cantora começar a segui-lo. Ele falou que já tem 25 anos de carreira, mas nunca recebeu qualquer apoio dela, por isso decidiu bloqueá-la.
"Eu me achei no dever de bloquear, porque se nunca me procurou antes, quando eu estava no meu ‘apertado’, pedindo socorro para sobreviver e ela poderia só dizer assim ‘deixa o menino trabalhar, é um menino bom’. Então, não vou seguir de volta", disse ele ao perfil Carnaval do Macaco.
Daniela Mercury e Bell Marques
Daniela Mercury entrou com uma ação judicial para voltar a abrir o circuito Barra-Ondina, em Salvador, com o Bloco Crocodilo. Bell Marques, que costuma inaugurar o circuito, comentou a disputa pelo lugar. "Hoje, como sair em primeiro ficou mais bacana e a televisão está ligada, todo mundo quer ir pra frente. Eu acho isso muito chato, muito fora de ética. Acho que deve se manter a fila, a tradição, porque senão vira desorganização", falou Bell ao portal BNews.
Após a declaração de Bell, Daniela relembrou que foi uma das artistas a inaugurar o circuito Barra-Ondina, hoje o mais disputado do carnaval de Salvador. "A única que ficou de lá até aqui, 30 anos, sou eu, com Crocodilo. Então, por que a turma está lá antes de mim? Não consigo entender de onde foi que surgiram. Foram fazendo outras mudanças, sem a nossa concordância. A gente foi avisando que não estava bom, que não era respeitoso, que não era justo. Não está bom esse caminho. Não é um caminho respeitoso."
Bell Marques e Filhos de Gandhy
Bell Marques também se envolveu em uma confusão com o bloco Filhos de Gandhy. Um porta-voz dos Filhos de Gandhy usou um microfone para exigir respeito, ao afirmar que o cantor atrasou a apresentação e subiu no trio poucos minutos antes do horário combinado. "O cantor não chegou né. Deixa a gente passar na frente. Cadê Bell? A falta de respeito, os meus chegaram desde 14 horas aqui. Respeitem a gente, respeitem os Filhos de Gandhy. Não venham dar carteirada, fizemos um acordo com Bell para sair 16 horas", disse o representante do afoxé. Bell Marques respondeu assim que subiu ao trio, garantindo que ainda estava dentro do horário previsto. "Para ser mais preciso, são 15h53. Sem dúvidas, nós somos um dos blocos que menos atrasam no carnaval. Hoje estamos exatamente no horário, talvez uns minutos antes", declarou.
Carla Perez
Uma das maiores polêmicas do carnaval de Salvador neste ano envolveu Carla Perez. A artista foi acusada de racismo após subir nos ombros de um segurança negro no encerramento do trio Pipoca Doce, projeto voltado ao público infantil que não desfilará mais nos próximos anos.
Criticada pelo ato, Carla afirmou que subiu nos ombros do segurança para ficar mais próxima do público e ainda ter contato com as crianças. A dançarina também reconheceu o impacto do registro e disse que a cena pode reforçar leituras simbólicas relacionadas ao racismo estrutural. "A imagem que ficou é dura, e eu reconheço isso. Ainda que a intenção tenha sido boa, a cena reproduz simbologias que nos atravessam enquanto sociedade." Ainda no texto, Carla pediu desculpas de forma direta e afirmou reconhecer o erro. "Peço desculpas, de forma direta e sincera. Reconhecer o erro é o meu primeiro passo. O segundo é agir", disse. Na publicação, Carla ainda afirmou que pretende usar o episódio como aprendizado e reafirmou o compromisso de enfrentar práticas racistas. "Reafirmo meu compromisso inegociável de combater qualquer prática ou simbologia que reforce o racismo estrutural", declarou.
*A cobertura de carnaval do Terra tem apoio de Bluefit, Gol, Magalu, Mercado Pago, OMO, e Popeye's #TerraNoCarnaval