'Pra Cima, Ciça!': Viradouro é campeã e Juliana Paes celebra título dedicado ao pai

Escola gabarita a apuração e transforma o título em tributo ao mestre de bateria e ao pai da atriz

18 fev 2026 - 18h19
Juliana Paes acompanha apuração do carnaval do Rio
Juliana Paes acompanha apuração do carnaval do Rio
Foto: LUIZ GOMES/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

A Unidos do Viradouro é a campeã do carnaval carioca em 2026. Essa é a quarta vez que a escola Niterói conquista o título, que também foi celebrado em 1997, 2020 e 2024. Com o enredo ‘Pra Cima, Ciça!’ a agremiação fez um desfile histórico na Sapucaí e na apuração recebeu nota máxima em todos os quesitos, somando 270,0 pontos.

Mestre Ciça tem mais de cinco décadas dedicadas ao carnaval do Rio. Aos 69 anos, Moacyr da Silva Pinto é uma referência no mundo do samba. Dessa forma, o enredo celebrou a vida e o legado do mestre, que foi completamente ovacionado ao longo de toda a apuração. 

Publicidade

O título também é especial pelo retorno de Juliana Paes. A atriz retornou ao posto de Rainha de Bateria da Viradouro após 17 anos. A conquista é uma forma de Juliana homenagear o pai, Carlos Henrique, falecido em 2024, e torcedor ferrenho da agremiação. “Em um dos últimos dias dele em vida, ele ligou para a Viradouro”, relembrou ela em entrevista recente.

Ao longo do anúncio das notas da apuração, na tarde desta quarta-feira, 18, a musa demonstrou bastante apreensão desde o início e se manteve visivelmente emocionada. No final, com a coroação do título, foi ao palco abraçar mestre Ciça e deu um último recado. “Agora vamos para casa. E a casa, hoje, é quadra”.

*A cobertura de carnaval do Terra tem apoio de Bluefit, Gol, Magalu, Mercado Pago, OMO, e Popeye's #TerraNoCarnaval

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações