A professora e pesquisadora Tatiana Sampaio, que lidera a equipe que desenvolveu a polilaminina — substância que pode ajudar pessoas com lesões na medula a recuperar total ou parcialmente os movimentos do corpo — foi homenageada pelo cantor João Gomes, durante show nos Desfiles das Campeãs na Sapucaí.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No intervalo de uma das músicas, o cantor apontou para a plateia, pediu uma salva de palmas e declarou que a maior celebridade daquela noite não estava no palco, estava na plateia.
“Você é a maior celebridade que temos aqui”, disse João Gomes, antes de dar um abraço em Tatiana, que é professora do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Tatiana Sampaio está à frente dos estudos da polilaminina. Em testes preliminares com oito pacientes paraplégicos e tetraplégicos, seis apresentaram melhora significativa nos movimentos, um deles, que estava paralisado do ombro para baixo, voltou a caminhar sozinho.
Em janeiro deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o início dos ensaios clínicos oficiais, o que representa um marco histórico para a pesquisa brasileira.
Tatiana também se reuniu com o presidente Lula para pedir agilidade no processo de aprovação do medicamento, que está em fase experimental e não há previsões de quando ou se ela poderá ser disponibilizada em larga escala como terapia clínica padrão.
O que é a polilaminina
Derivada da placenta humana, a substância tem como objetivo estimular a reconexão de neurônios danificados na medula espinhal, algo que, até agora, vinha sendo um dos maiores desafios da ciência médica.
De forma simplificada, ao ser aplicada diretamente no local da lesão, a polilaminina atua como uma espécie de “colaboradora” da própria estrutura celular do sistema nervoso, criando um ambiente que favorece o crescimento dos axônios, as fibras que transmitem impulsos elétricos entre os neurônios.
Esse estímulo pode facilitar que circuitos neurais rompidos durante a lesão voltem a transmitir sinais, ajudando a restaurar movimentos que antes eram impossíveis.
*A cobertura de carnaval do Terra tem apoio de Bluefit, Gol, Magalu, Mercado Pago, OMO, e Popeye's #TerraNoCarnaval