Há algo que realmente diferencia uma pessoa emocionalmente inteligente de alguém que ainda tem dificuldade para lidar com os próprios sentimentos, segundo a psicoterapeuta Amy Morin. Há mais de duas décadas, ela estuda força mental e comportamento emocional, e é autora de vários livros, entre eles '13 Coisas que Pessoas Mentalmente Fortes Não Fazem'.
Em seu podcast, 'Mentally Stronger', Morin explica que muitos de nós "crescemos cercados por mitos e ideias erradas sobre emoções". Já as pessoas emocionalmente inteligentes são aquelas que encaram verdades difíceis sobre o que sentem. Ao fazer isso, elas desenvolvem mais força mental, constroem relacionamentos mais saudáveis e tomam decisões melhores no dia a dia.
Aqui vão cinco verdades difíceis de lidar que as pessoas com maior inteligência emocional aceitam.
Suas emoções não mandam em você
Costumamos enxergar emoções negativas como algo ruim, mas a verdade é que todas as emoções são válidas. O que faz a diferença não é o sentimento em si, e sim a forma como reagimos a ele. A raiva, por exemplo, pode ser destrutiva, mas também pode dar coragem para defender algo importante.
"Pessoas emocionalmente inteligentes confiam na própria capacidade de regular, expressar e modificar suas emoções quando necessário", explicou Morin à CNBC. Em outras palavras, as emoções não controlam você, mas sim é você quem aprende a lidar com elas.
Regular emoções não é fingir que elas não existem
Muita gente acredita que controlar emoções significa engolir...
Matérias relacionadas