O violonista italiano Andrea Roberto, em turnê pelo Brasil, irá encerrar sua passagem pelo país em São Paulo entre os dias 8 e 9 de setembro.
Com apoio do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, a iniciativa integra o projeto "Echi Mediterranei: tra lirismo strumentale e ritmi di danza" ("Ecos do Mediterrâneo: Entre o lirismo instrumental e os ritmos de dança"), realizado em colaboração com universidades federais brasileiras e com o Conservatório "Niccolò Piccinni", de Bari, promovendo o intercâmbio artístico e acadêmico entre Brasil e Itália.
Após passar pelas cidades de Santa Maria, Porto Alegre e Pelotas, no Rio Grande do Sul, Roberto tem concertos agendados para os próximos dias em outras cidades do Sul do país, caso de Florianópolis (SC) e Curitiba (PR), antes de prosseguir para o Nordeste: Fortaleza (CE), Mossoró (RN), Campina Grande (PB), Queimadas (BA) e Natal (RN).
Já o encerramento da turnê acontece no Instituto de Artes da Unesp, em São Paulo, nos dias 8 e 9 de setembro, com uma masterclass e um recital promovidos em parceria com a USP, a Unesp e a Unicamp. A programação é voltada a estudantes, professores e demais interessados no repertório do violão clássico e na tradição musical mediterrânea.
O programa Echi Mediterranei apresentado por Roberto é um percurso musical que explora o encontro entre o lirismo e as danças da tradição mediterrânea. O repertório reúne obras de Gaspar Sanz, Enrique Granados, Isaac Albéniz, Francisco Tárrega e Johann Kaspar Mertz, evidenciando o diálogo entre diferentes épocas e linguagens da música para violão.
Reconhecido internacionalmente, Andrea Roberto conquistou projeção ao vencer, em 2019, a Parkening International Guitar Competition, considerada a mais importante competição de violão clássico do mundo. Atualmente, é professor do Conservatório "Niccolò Piccinni", em Bari, na Puglia, e desenvolve intensa atividade artística e pedagógica na Europa e nos Estados Unidos.
Confira as próximas apresentações de Andrea Roberto no Brasil:
19-20 agosto
Florianópolis - Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), Concerto/Masterclass;
22-23 agosto
Curitiba - UFPR (Universidade Federal do Paraná), Concerto/Masterclass;
25 agosto
Fortaleza - UFC - (Universidade Federal do Ceará, Concerto)
27 agosto
Mossoró - Associação de Violonistas de Mossoró, Concerto;
29 agosto
Campina Grande - UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), Concerto;
31 agosto
Queimadas - Instituto Musical Anton Bach, Concerto;
3 setembro
Natal - UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Concerto;
8-9 setembro
São Paulo - Encontro Unesp / USP / Unicamp, Concerto/Masterclass.