Pompeia começa a instalar passarela para admirar domus do alto

Percurso ficará na área das casas 'Casti Amanti' e 'Pittori'

22 jun 2022 - 13h00
(atualizado às 13h24)

Começaram nesta quarta-feira (22) as obras para a construção de uma estrutura que permitirá a implementação de uma passarela para visitantes no Parque Arqueológico de Pompeia.

A instalação ficará na área que compreende duas famosas domus locais: a "Casti Amanti", que ganhou esse nome por conta de uma pintura encontrada na parede que mostra um beijo entre dois amantes, e da "Casa dei Pittore", além de algumas oficinas e lojas.

Publicidade

Delimitada entre as vias di Nola e dell'Abbondanza, a área é um importante canteiro de restauração, com a reforma das coberturas e a reconfiguração dos taludes. Com isso, a passarela permitirá tanto a visita dos turistas como a complementação dos trabalhos de restauração pelos profissionais.

Conforme o Parque, o percurso está sendo estruturado para ser antissísmico, acessível para todos os tipos de visitantes e será todo iluminado.

"Essa intervenção, que começa com o financiamento do Grande Projeto Pompeia, representa um dos mais importantes canteiros de proteção, restauro e valorização em curso no Parque Arqueológico", afirmou o diretor do local, Gabriel Zuchtriegel.

Desde maio, o Parque Arqueológico vem abrindo ao público alguns dos mais importantes canteiros de trabalhos, permitindo que os turistas vejam os especialistas trabalhando e valorizando também a restauração feita no local.

Publicidade

Para Zuchtriegel, isso faz com que o público "conheça a delicada e, ao mesmo tempo, complexa atividade de restauração" e também permita que ele veja "em primeira mão" o que está sendo descoberto por arqueólogos, arquitetos, restauradores e engenheiros.

Essa área é a mesma que, no ano passado, começou a usar robôs e tecnologia em 3D para recuperar afrescos e peças que foram danificadas tanto pela erupção do Vesúvio, em 79 d.C., como por ataques durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). .

  
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações